Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Agora descambou de vez

Autor retrata cenas chocantes na novela Babilônia, que muitas de nós nem sabemos que existem

Por Xênia Bier (colunista)
Atualizado em 22 jan 2020, 00h21 - Publicado em 8 abr 2015, 11h45

Cara leitora, quando todos os limites de respeito são quebrados, me parece que chegamos ao caos. É uma sociedade decadente, onde vale tudo. A reflexão acima é por causa da novela Babilônia, da Globo. Novela que prima pela violência e pela maldade. E que rompeu um dos limites nunca antes ousados: filha bater na mãe. Sou noveleira há décadas e nunca assisti uma cena igual. Havia um certo acordo sobre certas cenas que jamais seriam levadas ao ar: filho matar o pai, filha bater na mãe, irmão matar irmão. Mas parece que é preciso mais horror para atrair o público hoje.

Aliás, que público é esse? Aquela mãe vivida por Adriana Esteves, Inês, é um monstro, concordo. Mas Alice, a filha interpretada por Sophie Charlotte, vive muito bem, obrigada, às custas do monstro. Portanto, é cúmplice! Por que não caiu fora? No momento do tapa na cara desferido na mãe pela filha, minha neta chegou na sala. Virei para ela com horror e disse: “Senhor do céu, não se respeita mais nada!” E minha neta, com a maior naturalidade, respondeu: “Vó, você está por fora. Todo mundo bate na mãe hoje, principalmente as meninas. Bate para valer, se pegam aos tapas, socos e pontapé””.

Gilberto Braga, autor da novela, está mais informado do que eu. Tem a seu dispor pesquisas que apontam para esse comportamento, daí ele levá-lo ao ar. E eu digo: parem o mundo que eu quero descer. Já, agora.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.