Ana Furtado fala sobre perda de cabelo e autoestima durante o tratamento

"Os efeitos colaterais são muitos... E muitas vezes não é fácil não deixar a peteca cair", desabafou.

A apresentadora Ana Furtado revelou em maio que está com câncer de mama e, de lá para cá, ela vem compartilhando alguns detalhes do tratamento e dos novos hábitos em sua rotina. Essa semana Ana passou pela quinta sessão de quimioterapia.

Acho muito importante sempre me cercar de pensamentos e energias positivas. Não venho aqui apenas para aplicar um remédio. Venho em busca da minha cura! Venho alcançar a minha vitória!”, disse ela, que sempre busca transparecer otimismo em seus posts no Instagram. 

Mas Ana também tem se permite desabafar sobre as dificuldades dessa fase. Em uma publicação feita nessa quinta-feira (16), ela falou sobre autoestima e sobre o fato de que já perdeu 30% do cabelo. 

Tenho me empenhado em gostar do que vejo no espelho, embora seja menos importante do que a energia que deposito no meu bem estar e na minha recuperação. Esse período de tratamento oncológico é muito delicado para a nossa autoestima. Perdemos pelos e cabelos, a pele resseca, as unhas enfraquecem e algumas mulheres até perdem unhas. Os efeitos colaterais são muitos… E muitas vezes não é fácil não deixar a peteca cair”, escreveu. 

Veja também

Além disso, a apresentadora revelou que está fazendo crioterapia, um tratamento que ajuda a fazer com que o cabelo caia menos. Também contou outro detalhe que ajuda a proteger os fios no período da quimioterapia: o uso de produtos sem parabenos, sulfato ou silicone.

Ao final, a apresentadora aproveitou para dar dicas às mulheres que estão passando pela mesma batalha que ela. “Tire meia horinha do seu dia para passar os cremes recomendados pelo médico; invista em um batom vibrante, daquela cor que você sempre amou, mas nunca usou; faça aquela make incrível pra ressaltar os olhos; teste amarração de lenço diferente. Isso, sem dúvidas, nos fortalece. Quando estamos bem com nós mesmas e fortalecidas, tudo ao nosso redor fica mais fácil de encarar”. 

View this post on Instagram

Bom dia!!!! Essa semana encontrei meu querido @rodrigues_ricardo pra que ele me ajudasse a dar uma renovada nas minhas pontinhas. Amei o resultado. Como já contei aqui pra vocês, faço crioterapia durante as sessões de químio, uma técnica que protege os folículos capilares e diminui a queda dos fios. O meu cabelo caiu 30% até agora e está mais fino e frágil. Para manter o cuidado, não uso produtos com parabenos, sulfato ou silicone. Tenho me empenhado em gostar do que vejo no espelho, embora seja menos importante do que a energia que deposito no meu bem estar e na minha recuperação. Esse período de tratamento oncológico é muito delicado para a nossa autoestima. Perdemos pêlos e cabelos, a pele resseca, as unhas enfraquecem e algumas mulheres até perdem unhas. Os efeitos colaterais são muitos… E muitas vezes não é fácil não deixar a peteca cair. Mas é muito importante viver um dia de cada vez, buscando sempre o autocuidado diário, sem se deixar de lado. Olhar para o espelho e se ver linda! Nessas horas, os produtos de beleza, de saúde e a moda são grandes aliados. Tire meia horinha do seu dia para passar os cremes recomendados pelo médico; invista em um batom vibrante, daquela cor que você sempre amou, mas nunca usou; faça aquela make incrível pra ressaltar os olhos; teste amarração de lenço diferente. Isso, sem dúvidas, nos fortalece. Quando estamos bem com nós mesmas e fortalecidas, tudo ao nosso redor fica mais fácil de encarar ❤

A post shared by Ana Furtado (@aanafurtado) on