Ana Maria Braga revela ter descoberto câncer de pulmão

De acordo com os médicos que acompanham o caso, a sua chance de cura é de praticamente 100%.

Na manhã desta segunda-feira (14), Ana Maria Braga surpreendeu a todos ao contar, durante o Mais Você, que descobriu ter câncer de pulmão. Segundo a apresentadora, um tumor maligno foi encontrado em setembro, ainda em estado inicial, e, assim que soube do quadro, ela parou de fumar e realizou um procedimento cirúrgico. O câncer de pulmão é um dos 5 tipos de câncer que mais atingem mulheres

“Tive um anjo na minha vida. Eu poderia estar até hoje sem saber que estava com um problema no pulmão. Bill, meu companheiro hoje, me cobra muito e comecei a fazer ginástica. Ele dizia que eu precisava parar de fumar e fazer alguns exames. Ele tanto insistiu que marquei uma consulta. Fiz uma tomografia e, quando eu saí, disseram que acharam uma coisa pequena, de cerca de seis milímetros, o que parecia o início de um tumor cancerígeno”, relatou. “Vocês acompanharam a minha luta e eu sei o que se passa quando se faz uma radioterapia, quimioterapia. É um risco que toda pessoa que fuma tem, mas você sempre acha que está imune. Fui para a internação e me operei em uma manhã de sexta-feira”, revelou a apresentadora, que também já lutou contra o câncer de pele e de colón e reto.

>>> Leia também: 17 mitos sobre o câncer

Para explicar detalhes sobre o caso, Ana recebeu no palco o trio de médicos que participam de seu tratamento. “Acho que você teve muita sorte, foi o menos grave. Se você esperasse ter sintomas, poderia ser pior. Mas a sua cura é próxima de 100%”, declarou o oncologista Antonio Carlos Buzaid.

Ana contou a sua história a fim de fazer um alerta importante ao público sobre a importância de não fumar. “Além de ser uma droga poderosa, pode matar pessoas. E parar é muito mais difícil, porque as pessoas são dependentes. Fumei durante muitos anos e parei esse ano, em uma circunstância terrível”, mencionou. “Eu poderia estar até hoje sem saber que estava com um problema no pulmão. Porque é muito raro. O câncer de pulmão você não detecta: não tem dor, não tem nenhum sintoma. E é por isso que é tão difícil combate-lo depois. Porque quando você vai se dar por conta que você está com muita falta de ar, que você está com problema, já é tarde, porque o câncer já tomou, às vezes, até o seu tórax”, completou.

Nas redes sociais, amigos e fãs demonstraram seu apoio pela apresentadora com a hashtag #ForçaAnaMaria. Entre os famosos, Fátima Bernardes, por exemplo, fez questão de se manifestar sobre a declaração da colega de emissora.

Também no Instagram, Ana Maria agradeceu todas as mensagens de carinho. 

FORÇA, ANA! ❤