Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

As mulheres preferidas de Manoel Carlos

Helena não é o único nome feminino recorrente na obra de Manoel Carlos. A galeria é grande!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 05h30 - Publicado em 23 abr 2014, 21h00

CLARA: Deborah Bloch, em Sol de Verão (1982); Isis de Mello, em Felicidade (1991); Alinne Moraes, em Mulheres Apaixonadas (2003); Joana Mocarzel, em Páginas da Vida (2006); Regiane Alves, em Laços de Família (2000); Giovanna Antonelli, na atual, Em Família (2014)
Foto: TV Globo/Divulgação

Aos 81 anos, Manoel Carlos é um homem que vive cercado de mulheres. Não são apenas Helenas e Ritas (homenagem à santa de devoção) que povoam a cabeça e as novelas dele há mais de três décadas. Há também Claras, Martas, Selmas e Silvias. Isso mesmo: no plural! É que o autor da trama das 9 da Globo escreve para personagens com esses nomes desde Baila Comigo (1981). 
E, quando a gente toca no assunto, Maneco se surpreende: “Engraçado. Nem eu imaginava que as repetições fossem tantas. Incrível!”.
 
O que o autor Manoel Carlos fala sobre suas mulheres…
Em nenhum desses casos trata-se de coincidência. Esses nomes estão, de algum modo, presentes na minha memória; gente que conheci na infância e juventude, vizinhos, amigos, parentes. Nomes de pessoas que tiveram alguma relevância para mim. E gosto de todos esses nomes.
 
Clara, como Rita, devo à santa, que está entre as minhas imagens preferidas desde a infância. Silvia porque sibila, como Anita, que nunca usei em novela. Os dois nomes parecem voz de pássaro. Gosto disso.
As mulheres preferidas de Manoel Carlos

SILVIA: Fernanda Montenegro, em Baila Comigo (1981); Tessy Callado, em Novo Amor (Rede Manchete, 1986); Eliete Cigarini, em Laços de Família; Natália do Vale, em Mulheres Apaixonadas; Patrícia Naves, em Viver a Vida (2009); Bianca Rinaldi, (Em Família).Foto: TV Globo/Divulgação

Marta remete à minha mãe, que achava que esse nome combinava com mulheres abnegadas. Provavelmente por remeterem a martírio, a sacrifício.

As mulheres preferidas de Manoel Carlos

MARTA: Tereza Rachel, em Baila Comigo (1981); Lília Cabral, em Páginas da Vida (2006)
Foto: TV Globo/Divulgação

Selma e Matilde foram nomes de duas mulheres que trabalharam na minha casa, na adolescência. Note que em nenhum caso esses nomes, na ficção, estão ligados à atividade que as pessoas reais exerceram. A menos que tenha sido – aí, sim – por coincidência. Enfim, muitas lembranças e muitos nomes… (Manoel Carlos)

Continua após a publicidade
As mulheres preferidas de Manoel Carlos

SELMA: Ana Beatriz Nogueira (em Felicidade e Em Família); Elisa Lucinda, em Páginas da Vida (2006)
Foto: TV Globo/Divulgação

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.