Betty Faria deu um close mega errado falando de abandono paterno

"Se a mãe é uma mulher chata, cobradora e cobra o dinheiro... esse nhenhenhé de mulher, sabe? Ela afasta o homem", disse a atriz. E isso foi só o começo!

A atriz Betty Faria esteve no Encontro com Fátima Bernardes nesta quinta-feira (17) e, dentre outros assuntos, falou sobre a relação que tem com seus ex-maridos. O foco do debate, que também contou com o ator Alexandre Nero, era paternidade ativa e abandono paterno.

Fatima perguntou a Betty se ela conseguia manter um bom relacionamento com os pais de seus filhos, mesmo após a separação. A atriz respondeu que sim e resolveu dar declarações extremamente machistas sobre a postura que a mulher precisa adotar para não ~assustar~ o homem e, dessa forma, fazer com que ele seja um pai presente.

“Depende muito da postura da mãe. Porque se a mãe é uma mulher chata, cobradora e cobra o dinheiro… esse nhenhenhé de mulher, sabe? Existe isso, que afasta o homem”. Fatima e Alexandre demonstraram inconformidade em relação à resposta e a apresentadora perguntou: “Mas aí, como é que faz na hora da necessidade? Se precisar desse dinheiro?”

Frente à indagação, Betty respondeu: “Sim, mas isso pode ser dialogado. Eu acho que deve ser dialogado”. Nessa hora, Alexandre resolveu falar também e disse que nem sempre os homens cooperam e que, muitas vezes, é preciso cobrar com firmeza mesmo. “Tem que assustar, sim [o pai], pois a gente vive numa realidade que é assustadora”.

Não satisfeita, Betty continuou dando close errado e culpabilizando as mulheres pelo abandono paterno. “[A mulher] assusta [o pai da criança], mas, por causa do dinheiro, afasta. E as crianças sofrem”.

O clima ficou claramente tenso e Alexandre interrompeu Betty. Ele chegou a dizer que a atriz tinha propriedade para falar sobre o assunto, por ser mulher, mas rebateu a colega, dizendo que ela não deveria transferir a culpa do abandono para as mães. Os pais é que deveriam arcar com suas responsabilidades, sem que precisassem ser cobrados.

“Desse jeito que você fala, Betty, parece que que a mulher tem culpa de processar o homem quando ele não paga pensão. A mulher não tem culpa nenhuma. A culpa é do cara que não pagou a pensão e ela tem que fazer valer o que permite a lei. Ela tem que processar, sim”.

Betty Faria e Alexandre Nero

 (Reprodução/Rede Globo)

Nesse momento, Betty percebeu que a discussão já estava se delongando muito e Fatima concordou. Mesmo assim, ela resolveu continuar dando sua opinião sobre o assunto. “Eu tô falando de um diálogo, de um dia a dia, de uma convivência harmoniosa. Não cheguei ao extremo, não vou discutir isso agora, porque isso dá um programa inteiro, tá? Mas uma convivência harmoniosa, vindo da parte da mulher, ajuda muito na criação dos filhos”.

A cereja do bolo foi Betty dizendo que o ideal seria que as mulheres trabalhassem para criar seus filhos, ao invés de ficarem dependendo de pensão. “O ideal, pela minha ótica feminina, que eu acho que a mulher tem uma obrigação ética… uma ética moral de mostrar para os filhos como uma mulher bacana deve ser. Porque é assim que existe o respeito do homem pela mulher, é assim que o homem vai respeitar a mulher”.

E a ética que o homem deve mostrar aos filhos? Isso, pelo jeito, não conta para Betty. Cabe à mulher adotar uma postura digna de respeito e digna da presença do pai na vida dos filhos.

A gente fica muito feliz em saber que a atriz conseguiu terminar dois relacionamentos de forma harmoniosa, mas, infelizmente, a realidade de milhares de mulheres não é essa. Relacionamentos abusivos resultam em divórcios conturbados e a gente não pode simplesmente achar que a mulher tem culpa disso.

Até quando veremos essa culpabilização vinda das próprias mulheres? 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s