Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cineasta italiano Bernardo Bertolucci morre aos 77 anos

Ele é sempre lembrado por dirigir "O Último Tango em Paris", filme em que a protagonista foi estuprada em cena. "Eu queria que ela se sentisse humilhada".

Por Júlia Warken
Atualizado em 16 jan 2020, 04h59 - Publicado em 26 nov 2018, 10h05

Bernardo Bertolucci, diretor de “O Último Tango em Paris” e “Os Sonhadores”, morreu em Roma nessa segunda-feira (26). Nascido em Parma, ele tinha 77 anos e lutava contra um câncer.

Cultuado como um dos maiores cineastas italianos de todos os tempos, Bertolucci venceu dois Oscars por “O Último Imperador”, em 1988. Foi indicado quatro vezes à estatueta da Academia e também ganhou prêmios em Cannes e Berlim.

Bertolucci lançou seu último filme, “Eu e Você” em 2012, mas o longa não obteve destaque. No ano de 2016, ele viria a ganhar as manchetes do mundo inteiro pela última vez em vida, por conta de um caso de estupro.

A cena de sexo anal de “O Último Tango em Paris” – que é a mais lembrada do filme – não foi previamente combinada com a atriz Maria Schneider. Bertolucci e o ator Marlon Brando sentiram-se no direito de “surpreender” a atriz, sob a justificativa de que isso traria mais veracidade à cena.

Continua após a publicidade

“Para fazer filmes, às vezes você precisa ser completamente livre. Eu não queria que ela atuasse humilhada. Eu queria que ela se sentisse humilhada”, disse o cineasta numa entrevista realizada em 2013, mas que só veia à público três anos mais tarde. Apesar de ter admitido o que fez, Bertolucci não encarou a situação como estupro e disse que se sentiu culpado, mas não arrependido.

Na época, Maria Schneider tinha 19 anos e Marlon Brando 48. Apesar do enorme sucesso de “O Último Tango em Paris”, a atriz não teve uma carreira estralada. Ela acabou tendo problemas com álcool e drogas e faleceu em 2011, aos 58 anos. Numa entrevista de 2007, ela chegou a dizer que se sentiu humilhada por Bertolucci e Brando nas filmagens do filme e que jamais aceitou fazer cenas de nudez depois daquela experiência.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.