Claudia Raia: “A Samantha é um presente por meus 30 anos de carreira!”

A estrela conta como está se divertindo ao interpretar a vidente trambiqueira de Alto Astral, fala de espiritualidade, carreira e dos filhos

Ela sempre foi linda… E desde criança chamava a atenção também pela altura. Sonhando ser bailarina, Claudia Raia estudou muito. E além de grande dançarina, virou uma das melhores atrizes brasileiras.

A estrela, hoje com 44 anos, começou na vida artística aos 13, como bailarina em Nova York (EUA). Aos 17, estreou na telinha da Globo participando do quadro Vamos Malhar, do programa Viva o Gordo, com Jô Soares, que um ano depois se tornou seu namorado.

Após a primeira novela, Roque Santeiro (1985), na qual fez a Ninon, Claudia encarnou muitas outras personagens inesquecíveis, como a Tancinha de Sassaricando (1987), a Adriana de Rainha da Sucata (1990), a Maria Escandalosa de Deus Nos Acuda (1992), na qual começou o romance com Edson Celulari. Eles foram casados durante 16 anos e têm dois filhos, Enzo, 17 anos, e Sophia, 11.

A artista também brilhou em A Favorita (2008), na pele da protagonista Donatela, e em Salve Jorge (2012) como a vilã Lívia Marini, entre tantos outros folhetins. Em 2015, ela completará 30 anos de carreira e já comemora vivendo a divertida Samantha, a vidente picareta de Alto Astral.

Durante sua entrevista à TITITI, Claudia falou sobre a trama das 7, a gostosa rotina com os filhos e sobre espiritismo. Vamos à nossa deliciosa conversa?!

Está curtindo a Samantha?
Ela é uma louca adorável… Samantha é um presente pelos meus 30 anos de carreira! Ela tem o melhor e o pior do ser humano. É uma vilã às avessas porque tudo para ela dá errado. É hilária e doida convicta!

E tem um diferencial incrível, já que foi paranormal, né?
Ela foi vidente. Mas fez tantas falcatruas que parou de ouvir a voz que fazia as premonições. Só que continuou fingindo ouvir, dando truques, escrevendo livros, psicografando…. E ela acha que é um sucesso de público e crítica.

Como foi gravar a participação dela no Domingão do Faustão e também no Programa do Jô?
Ah, uma delícia! Mas eu não sabia muito como me comportar porque eles são meus amigos. Sempre vou aos programas deles como Claudia, então sentia que me olhavam de forma estranha… Fiquei meio tensa, querendo dar um beijo neles de verdade. Ainda vai ter participação no Mais Você de Ana Maria Braga e muitas outras.

TV Globo/Divulgação TV Globo/Divulgação

TV Globo/Divulgação (/)

Acredita em espiritismo?
Completamente! Eu sou budista, mas espiritualista antes de mais nada. Acredito em vidas passadas, acho que a gente escolhe reencarnar e vem com uma missão… Alto Astral trata desse assunto tão interessante, de maneira leve e que não privilegia nenhuma religião, apenas o dom divino.

Alguma vez, você teve experiência mística ou espiritualista?
Não sou paranormal nem vidente, mas tenho minhas intuições. Somos regidos por uma força maior, né?!

Chegou a fazer regressão para descobrir quem foi em outras vidas?
Não, mas vou fazer um dia, porque tenho muita curiosidade de saber como é.

Alguma vidente já fez previsões para você e que deram certo?
Várias vezes! Amo isso! E sempre dá certo!

TV Globo/Divulgação TV Globo/Divulgação

TV Globo/Divulgação (/)

Quem é sua guru?
É a Cristina Fadul. E me inspiro nela para fazer a Samantha. A Cris ouve vozes, fala com os espíritos e eu a imito.

E você sempre se consulta com ela?
Sim, ela é minha amiga, mãe espiritual, com toda certeza. Acho que a Cris foi minha mãe em uma vida passada. Na verdade, a Samantha tem um pouquinho dela e de todo mundo.

Quem mais, por exemplo?
Tem algo da minha filha, Sophia, do meu namorado, Jarbas Homem de Mello, que fala frases hilárias do tipo: “Ai, como é bom ser eu!” Pronto, botei na personagem.

E como foi ficar loira?
Foi bastante difícil! Fiquei horas achando que tinham estourado três ovos na minha cabeça. Eu me assustava comigo mesma, mas estou descobrindo o poder das loiras e a Samantha vale qualquer sacrifício.

Dá trabalho ser loira?
É tipo um perrengue… Essa bolsa que eu estava carregando, na verdade, é um saco de hidratação. Presa no meu canino, ela manda jatos de hidratação em todo o meu cabelo (gargalhadas).

TV Globo/Divulgação TV Globo/Divulgação

TV Globo/Divulgação (/)

Como vai comemorar os 30 anos de carreira em 2015?
Estou preparando um musical para relembrar meus sucessos na TV e no teatro. Aguardem o Raia 30 Anos.

Continua escrevendo o blog Closet da Raia?
Não, amor! Não tenho tempo, eu não durmo, eu só acordo… Mas vira e mexe dou uma atualizada.

Claudia, o Enzo começou a ser alvo dos paparazzi… Como você vê isso?
Ele é só um jovem de 17 anos, um menino normal… Está sendo preparado para ter uma profissão. É músico e pode ter uma segunda profissão. Ser filho de pais famosos não é uma ocupação e ele não tem culpa se os fotógrafos vão atrás dele.

E Sophia, vai fazer TV logo?
Por enquanto, a Sophia está só estudando. Faz tudo… Sapateia, canta, dança, fala inglês… É uma Claudinha. É total vaidosa, bem parecida comigo!

A importância de Mercúrio no seu Mapa Astral – escute já!