Confira as gravações de Carrossel – O Filme

O longa está sendo rodado a todo vapor e chegará aos cinemas no dia 9 de julho

Era bem cedo, às 9 da manhã da sexta, 23, quando a reportagem de TITITI chegou ao acampamento Águias da Serra. É nesse pedaço de paraíso, no bairro de Parelheiros, em São Paulo, que está sendo rodado Carrossel – O Filme. No elenco, Larissa Manoela, Jean Paulo Campos, Maisa Silva e toda a galera que fez sucesso na novela do SBT em 2012.

Os atores mirins estão há três semanas registrando cenas lá para o tão aguardado longa, que será lançado em 9 de julho. Na trama, os alunos da famosa Escola Mundial passam férias no fictício Acampamento PanáPaná, mas encontram dois empresários do mal que querem destruir o local para erguer um empreendimento mais lucrativo. Porém, os vilões, interpretados por Paulo Miklos, dos Titãs, e Oscar Filho, ex-CQC (os dois não estavam no set neste dia), se surpreendem com a garra e a persistência das crianças em defender a natureza e o espaço, e se tornam mais humanos.

Larissa Manoela, de 14 anos, já havia brilhado anteriormente no cinema. Ela já fez O Palhaço (2011), com Selton Mello, e está adorando repetir a experiência, desta vez como a Maria Joaquina da novela. “A gente está crescendo junto com nossos personagens e o público. Podemos passar muitas coisas da nossa vida pra eles, e eles pra gente. No filme, a Maria Joaquina continua esnobe e racista, mas está amadurecendo e vendo que as coisas não são bem do jeito que pensava”, explica a estrelinha.

Roberta Borges Roberta Borges

Roberta Borges (/)

Alvo do desprezo da riquinha, Cirilo, interpretado por Jean Paulo Campos, de 11 anos, continuará dando lições de superação. “Muitos fãs me contaram que depois da novela aprenderam que as diferenças se completam. E acho que isso vai continuar a acontecer com o longa”, disse.

Roberta Borges Roberta Borges

Roberta Borges (/)

Enquanto nosso papo com os protagonistas rolava, a produção organizava o set de filmagens em ritmo acelerado… Maisinha, de 12 anos, e que desde os 3 está na TV, também tira de letra o novo trabalho. “Como apresentadora, adquiri mais experiência ao falar diretamente com o pessoal de casa. Na novela, como a Valéria, já senti uma diferença porque você está emprestando seu corpo a um personagem. Então fala para o público, olhando para a câmera e precisa chegar ao coração das pessoas. No cinema, nós tivemos toda uma preparação de como atuar (para este meio). Aprendi que você tem de trazer muita verdade para a cena, para que todos possam acreditar que aquilo está acontecendo mesmo”, explicou.

Roberta Borges Roberta Borges

Roberta Borges (/)

Luzes, câmera, ação…

Como dá para perceber, as crianças estão mesmo muito envolvidas na trama e quando as filmagens começam sobra empolgação. A primeira cena do dia aconteceu próxima ao lago do acampamento.

Dividida em duas equipes, a turma participou de uma gincana, organizada pelo dono do acampamento na história, Campos (Orival Pessini), e pela diretora do colégio, a chata Olívia (Noemi Gerbelli).

Roberta Borges Roberta Borges

Roberta Borges (/)

Os dois atores, aliás, estão amando participar da produção. “É um prazer imenso poder deixar minha imagem nesse filme para muita gente, sobretudo para minhas netas”, disse, emocionado, Orival, o eterno Fofão do Balão Mágico, programa infantil exibido pela Globo de 1983 a 1986.

Konstantino Atan, de 15 anos, intérprete de Adriano, também se mostra pra lá de animado. “O mais legal é: a maioria das cenas são externas, temos total liberdade. É bem mais divertido do que atuar dentro de um cenário”. Sobre Adriano, ele garante: seu personagem evoluiu no filme. “Na novela ele tinha aqueles negócios de imaginação exagerada, falava até com o chulé… agora está mais maduro. Porém, ainda tem umas loucuras sobrenaturais, fantasmas, essas coisas (risos).”

Léo Belmonte, o Jorge; e Guilherme Seta, o Davi, também estão adorando. “O ritmo de filmagens em relação à novela é muito diferente. É menos puxado, porém mais intenso.” Ligado nas mensagens do filme, Gustavo Daneluz, 14 anos, o Mário, fala da amizade entre os colegas da trama do SBT, a qual está ainda mais forte. “O filme vem sendo uma grande escola para nós. Estamos aprendendo juntos a lidar com os diretores, a produção… Na história, o seu Campos diz uma frase muito legal que é: ‘Brigue por um amigo, mas nunca com um amigo’. Acredito que é essa a ideia que o filme quer passar, de amigos de anos que continuam mais juntos a cada ano.”

Roberta Borges Roberta Borges

Roberta Borges (/)

Aysha Benelli, 11 anos, a Laura, também acha que todos se aproximaram ainda mais. “É muito diferente de quando a gente começou. Fomos nos conhecendo e aprendendo uns com os outros.”

Roberta Borges Roberta Borges

Roberta Borges (/)

As filmagens terminam no dia 2. Ana Vitória Zimmermann, 12 anos, a Marcelina, comenta que os fãs estão na maior expectativa e já falam sobre o filme nas redes sociais. “Todo mundo vai gostar, principalmente porque a questão da amizade é o ponto principal da história e poderá inspirar muitas pessoas.”

Como será

Intérprete de um dos vilões do longa, Oscar Filho provocará boas gargalhadas. É o que garante o agora colega Nicholas Torres, 15 anos, o Jaime. “Ri muito na cena em que ele cai no lago. Não sei se foi proposital ou não, porque é fácil cair. Outro dia estávamos fazendo uma cena e eu escorreguei e levei mais uns dois para a água comigo”, lembra, rindo de montão.

Diretor do filme junto com Alexandre Boury, Maurício Eça reforça: a produção vai surpreender! “Teremos muita ação e alguns efeitos especiais. E adoro trabalhar com as crianças. Elas julgam menos, são lúdicas, estão abertas a propostas”, disse ele.

Roberta Borges Roberta Borges

Roberta Borges (/)

Já Boury, diretor de vários filmes infantis, inclusive de Renato Aragão, afirmou que os astros mirins são donos dos personagens. “Todos chegaram prontos, só ensinamos a linguagem cinematográfica”, elogiou.