Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pelé recebe alta e confessa: “Falei: ‘Opa, acho que Deus está esquecendo de mim'”

Duas semanas após a internação, Pelé está se recuperando bem e agradece a atenção de fãs do mundo inteiro

Por Emilãine Vieira
Atualizado em 14 jan 2020, 23h51 - Publicado em 9 dez 2014, 15h47

Pelé, 74 anos, recebeu alta médica nesta terça-feira (9), duas semanas após a internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Acompanhado da namorada, Márcia Aoki, e da equipe médica, o rei do futebol recebeu jornalistas em uma coletiva e conversou sobre o período que passou no hospital. “Pela primeira vez, falei: ‘Opa, acho que Deus está esquecendo de mim'”, confessou. “Em trinta anos de carreira, viajando o tempo todo, nunca tinha acontecido algo assim, que não desse tempo de recuperar, uma em cima da outra.”

Sou meio teimoso com cuidados médicos, eu acho que sou o Super-Homem

Visivelmente fraco e mais magro, o rei do futebol enfrentará agora um tempo de repouso. “Ele vai passar por um período de reabilitação, pois o paciente idoso, quando fica na cama, vai perdendo massa muscular. Deve ficar de molho pelo menos mais uma semana a dez dias e depois vai começar a fazer fisioterapia”, explicou o geriatra Dr. Fabio Nasri. Durante este tempo, Pelé ficará em São Paulo e depois seguirá para Santos. “Sou meio teimoso com cuidados médicos, eu acho que sou o Super-Homem”, brincou o ex-jogador.

Sem lembranças

Este foi um dos períodos mais conturbados da vida de Pelé. O ex-jogador se recuperou de uma infecção abdominal, que se iniciou como uma infecção urinária. Ele deu entrada no hospital no dia 24 de novembro e chegou a ser levado para a UTI para monitoramento do quadro. “Quando eu subi (de Santos para São Paulo), comecei a ter alguns calafrios e a não ter muita noção do que estava acontecendo. Quando melhorei, já estava aqui em São Paulo. Eu não tive muito sentido, sabe? A única coisa que eu me lembro é que eu sentia calor, passado pouco tempo sentia frio. Falei: ‘Caramba, o que tá acontecendo?'”, explicou.

Continua após a publicidade

No dia 12, Pelé já havia sido levado para o mesmo hospital apresentando dores abdominais. Logo foi operado para retirada de cálculos renais, ureterais e vesicais, recebendo alta dois dias após o procedimento. Dois anos antes, ele passou pelo Albert Einstein para uma cirurgia no quadril, onde substituiu uma parte do osso por uma prótese de titânio e cerâmica.

Rafael Cusato
Rafael Cusato ()

Agradecimentos aos fãs

Pelé aproveitou a oportunidade para agradecer o carinho que recebeu de fãs do mundo inteiro. “Graças a Deus eu estou bem, recuperado. Fiquei emocionado, pois recebi mensagens da China, do Paquistão, Países da Europa. Fiquei preocupado, claro, mas em nenhum momento achei que fosse morrer. Eu sou um homem de três corações, e vai ser bastante difícil eu morrer”, riu.

Continua após a publicidade

O ex-jogador deixou o local andando vagarosamente, com a ajuda da namorada.

Francisco Cepeda/AgNews
Francisco Cepeda/AgNews ()

*Com reportagem de Renata Sagradi

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.