Em Família: Virgílio manda Luiza se afastar de Laerte

Sob influência de Helena, Virgílio chama Luiza para uma conversa e descobre que a filha está se apaixonando por Laerte.

Virgílio, Laerte e Luiza
Foto: TV Globo/Divulgação

Depois de tanto ouvir a filha falar sobre Laerte (Gabriel Braga Nunes) e o espaço cultural que o músico está criando no Rio, Helena (Julia Lemmertz) pede a Virgílio (Humberto Martins) que converse com Luiza, afinal é sempre ela quem se passa por víbora ao chamar a atenção da jovem.
 
Dias depois, durante um papo franco e vendo a preocupação do pai, Luiza assume a ele que corre, sim, o risco de se envolver amorosamente com Laerte.
 
Esperta, a estudante de psicologia percebe que foi a mãe quem pediu a Virgílio para falar com ela e se enfurece por causa da obsessão de Helena. “É, filha, concordo com você que a história está rendendo mais do que deveria. Mas não vamos sair do motivo desta conversa. O medo de sua mãe é que você passe pelo que passou, faça a mesma trajetória que ela fez. Entende? Ela fica aflita com a semelhança entre vocês duas. Acha que o Laerte está vendo em você a Helena de 20 anos atrás.”
 
Nessa hora Luiza insiste: o flautista está mesmo confuso achando que ela é o amor que ele perdeu há anos. Mas reforça:
“Não tenho nenhum envolvimento com o Laerte, pai. Se tivesse, juro que diria a você, mas… eu corro o risco, claro. Isso eu não posso negar. Ele é um homem especial. Já pensei em fugir desse risco. Viajar, estudar fora, me afastar, até perceber que o perigo acabou”.
 
A confissão deixa Virgílio sem chão. Tanto que ele dá um ultimato: “Você deve se afastar do Laerte de uma vez por todas, minha filha!”