‘Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar’ episódio 01 – Inverno

Atenção: esse texto conta TUDO o que acontece no primeiro episódio de "Gilmore Girls - Um Ano para Recordar"

 Alerta! Essa matéria contém (muitos) spoilers da série ‘Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar’ 

 

Chegou o grande dia. Fãs da família Gilmore deste mundo, comemorem à vontade: “Um Ano Para Recordar” chegou à Netflix! E parece que o “ano” em questão vai passar voando – já que, pelo que vimos no primeiro episódio, os quatro novos capítulos do seriado não vão necessariamente durar 1h30. E eles vão, infelizmente, acabar bem rápido – porque você vai querer assistir a tudo em uma tacada só. E também vai querer chorar. Várias vezes.

Falando em coisas que os episódios não vão ter, aqui vai uma singela lista do que este primeiro, o episódio do Inverno, não nos traz: primeiramente, Jess. (E aqui fica a mensagem subliminar de uma repórter assumidamente #TeamLogan). Mas tem mais. O primeiro episódio da nova temporada não nos traz a maravilhosa música “Where You Lead” (EM. NENHUM. MOMENTO.), não nos traz a ~roupa da sorte~ de Rory, não nos traz Dean, não nos traz Babette e não nos traz, curiosamente, quase nenhum sinal físico de afeto entre as mulheres da família Gilmore.

O episódio do Inverno nos traz, porém, muitas cenas gloriosas. Emily de calça jeans. Rory entregando repolhos no Doose’s Market. A aparição de 01 ser misterioso (e, ai, coitado) chamado Paul. A revelação de que Kirk e Lulu gostariam de ter um filho. As duas personagens principais admitindo que não, elas não falam o tempo todo de forma tão rápida e cheia de referências culturais assim. Um flashback muito triste para o velório de Richard Gilmore – ao som de “Time”, do Tom Waits. Um pedido sincero de Gypsy a Lorelai para que, pelo amor, troque de carro (sim, ela ainda está com seu amado jipe antigo). Um Luke, aliás, que continua usando o mesmo ~uniforme~ de sempre. Uma briga entre trovadores de Stars Hollow. E tantas, mas tantas outras surpresas nostálgicas que vão aquecer seu coraçãozinho – e olha que nós nem começamos com os spoilers sérios!

Mas vamos ao que importa: o enredo. A história. Os spoilers sérios.

No episódio do Inverno, é (sim) inverno em Stars Hollow. Está nevando. É época de Natal (apesar do natal, convenhamos, também não aparecer de verdade em nenhum momento). Fazem quatro meses que Richard morreu, e nenhuma das meninas conseguiu digerir isso direito ainda. Mas, apesar dos pesares, a vida segue.

Rory Gilmore

Como já sabíamos pelos trailers e teasers, Rory está “Jack Kerouac-ando” a vida, levando as coisas de um jeito nômade. Desde que percebeu que não poderia comprar o apartamento em que estava “morando” no Brooklyn, em Nova York (o “morando” vem entre aspas porque ela nunca parava em casa, nem mesmo para lidar com seu ~namorado~, do qual falaremos em breve), ela tirou suas coisas de lá e espalhou-as pelo mundo. Literalmente. Umas das suas caixas de mudança estão na casa da mãe em Stars Hollow, umas na casa de Lane, umas na de Paris, outras na de Emily, algumas na de… Logan… E por aí vai.

Depois de contribuir para uma das revistas mais prestigiosas (senão *A* mais prestigiosa) dos Estados Unidos, a New Yorker, Rory está tentando emplacar matérias em vários veículos diferentes ao redor do globo como jornalista freelancer. Sua situação profissional, como nós também já podíamos prever pelos trailers e teasers, não está das melhores – e isso é um tanto desesperador.

Falando em desespero, ela tem um novo namorado, Paul, de quem todo mundo (incluindo sua mãe, Luke, Emily e até mesmo a própria Rory) parecem se esquecer o tempo todo. De manhã, ele prefere tomar chá do que tomar café e, bem, no fundo, ele parece realmente ser uma pessoa agradável. Ai, coitado.

Em Londres, Rory aparece em um apartamento, contando para alguém sobre os planos que tem para a carreira. Logo vemos que essa pessoa é ninguém menos do que… Logan. E que eles estão se beijando. E que eles estão se olhando apaixonadamente. E que, no fim disso tudo, estão pisando em ovos para falar sobre as “outras pessoas” com quem podem estar saindo, e dizendo chavões como “O que acontece em Vegas fica em Vegas”. Tudo sem muito drama – é importante salientar.

Quanto a Paul (que, caso até mesmo você tenha se esquecido, é o namorado atual de Rory), as duas Lorelais falam o tempo todo sobre o quanto é necessário que o namoro acabe. Mas Rory não consegue, e fica postergando o término indefinidamente – esquecendo-se do moço constantemente e tendo, inclusive, que colocar lembretes no próprio celular para se lembrar de sua existência. Em outras palavras, não está sendo fácil.

Lorelai Gilmore

Apesar de não estar casada, Lorelai está morando com Luke – finalmente na casa que, na sexta temporada original da série, foi reformada para eles morarem juntos. Assim como os ~looks do dia~ do dono da lanchonete, o relacionamento dos dois parece bastante estável, a não ser por uma questão: será que eles querem ter filhos? É a partir de uma briga com (obviamente) Emily que Lorelai começa a se questionar sobre isso. “Será que você só se preocupa com sua própria vontade?”, havia provocado sua mãe. “Já chegou a perguntar para o Luke se ele quer ter filhos?”.

Como eles já estão em uma ~certa idade~, recorrem a uma clínica de fertilidade para discutir a questão mais a fundo. É lá que descobrimos, inclusive, o que aconteceu desde 2007 com a maravilhosa Paris: ela é dona de uma das mais famosas clínicas do tipo, em Nova York – e chegou a providenciar, aparentemente, o nascimento de um dos filhos do Neil Patrick Harris.

(Apesar de isso não ter nada a ver com Lorelai, aqui vai mais uma pista sobre o que está acontecendo com Paris: as coisas não estão muito bem com Doyle).

Além da briga com a mãe, que acontece depois de Lorelai não conseguir se lembrar de nenhuma história afetiva para contar no velório do próprio pai, a Gilmore-do-meio não está em um momento emocionalmente bom – e isso pode ter outros motivos. Com Luke, ela conversa já no começo do episódio sobre estar tendo pesadelos repetidos toda a noite, e sobre como isso torna difícil se deitar à noite (mesmo com seus adoráveis pijamas de cachorrinho).

Na vida profissional, ela está vivendo um momento engraçado: o Dragonfly Inn está desfalcado, já que Sookie está tirando um “ano sabático” (que originalmente era para ser, conforme diz Michel, “seis meses sabáticos”). A pousada está sem chef, recebendo cozinheiros “pop-up” que bagunçam toda a rotina do local. Ah! E, sobre Michel, logo de cara nos é revelado algo completamente incrível: ele está casado! E também tendo questões relacionadas à ~fertilidade~: seu marido, Frederick, não para de falar sobre crianças.

Emily Gilmore

Seu companheiro de mais de 50 anos morreu, e é óbvio que Emily não está bem. O luto mexe tanto com a sua cabeça que, muito além de usar jeans e de aderir cegamente ao método de Marie Kondo, a matriarca da família Gilmore chegou ao extremo de manter a mesma empregada doméstica por mais de uma semana. O nome da funcionária em questão é Berta, e ela, além de ser espalhafatosa, leva a família inteira junto de si para o trabalho. Emily está tão confusa com a vida que (pasme!) não consegue sequer se importar com isso.

Sobre o quadro gigantesco de Richard que aparece no trailer da nova temporada, ela admite, arrasada, ter passado as proporções erradas ao pintor.

Sobre o conflito com Lorelai, a avó Gilmore parece estar envolvida demais em suas próprias questões para conseguir fazer questão de manter. É a partir de uma sugestão da filha, inclusive, que ela consegue sair das calças jeans e admitir que precisa oficialmente de ajuda (e que não, isso não quer dizer que ela está “louca”): ela busca uma terapeuta.

O primeiro episódio de “Um Ano Para Recordar” acaba quando Lorelai, satisfeita por ter ajudado a mãe recebe um convite para conhecer a terapeuta em questão. Depois de desligar o telefone através do qual falava com Emily, ela ouve de Luke: “Você está louca? Vai para a terapia com sua mãe?”.

É aí que percebe o que acabou de acontecer. Sim, é exatamente isso: ela vai para a terapia com sua mãe. E o que será de tudo isso, nós só vamos saber na próxima estação.

(Mentira, é só apertar um botão: já está FINALMENTE tudo ali, na Netflix!).

Quer saber o que rolou nos outros episódios? Vem cá:

 ‘Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar’ episódio 02 – Primavera

 ‘Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar’ episódio 03 – Verão

 ‘Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar’ episódio 04 – Outono

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆