Kate Middleton incentiva que as crianças passem mais tempo ao ar livre

Ações que fazem toda a diferença para o desenvolvimento dos pequenos durante os primeiros anos de vida.

Em meio aos dias agitados e com a tecnologia cada vez ocupando o nosso tempo, tirar algumas horinhas para passear com a família ao ar livre tem ficado cada vez mais distante da rotina de muitos pais. E esse contato com ambientes externos, especialmente perto da natureza, pode trazer benefícios muito importantes durante os primeiros anos de vida das crianças.

Veja também: Romântica, Kate Middleton escolhe vestido cor-de-rosa inédito para evento

No domingo (19), ao lado lado dos filhos e do marido, Príncipe William, Kate Middleton inaugurou um belíssimo jardim que ela mesma desenhou para uma exposição de plantas, em Londres, onde falou sobre a importância dos pais passarem mais um tempinho com os filhos perto da natureza e em ambientes abertos.

“Eu li recentemente que 90% dos cérebros adultos são desenvolvidos antes dos 5 anos de idade, e o que uma criança experimenta naqueles primeiros anos afeta diretamente como o cérebro se desenvolve. É por isso que penso que é tão importante nos envolvermos em tempo de qualidade com crianças e bebês desde a mais tenra idade”, disse Kate.

Segundo o programa “Criança Feliz”, projeto do Ministério da Cidadania do Governo Federal que aborda, entre outros temas, a primeira infância dos brasileirinhos, os estímulos que fazemos desde a gestação até pelo menos os seis anos de idade ajudam no desenvolvimento do cérebro adulto. Um conjunto de ações pode oferecer segurança e abertura para o crescimento saudável das crianças.

Já nos primeiros anos de vida, a criança percebe muitos estímulos e responde por meio de gestos. É nesse período que ocorrem mais conexões no cérebro do que em qualquer outro momento da vida. Por isso a importância de incentivar atividades que possibilitem o desenvolvimento dos pequenos, causando menos estresse e ampliando a curiosidade e o conhecimento dos pequenos fora dos ambientes internos da casa.

 

As fotos fofíssimas do filho caçula da Duquesa de Cambridge, Príncipe Louis, andando e brincando com os irmãos, Princesa Charlotte e Príncipe George, mostram que a mamãe tem mesmo uma séria preocupação com o tema durante a maternidade.

“Eu realmente sinto que a natureza e ser interativo ao ar livre carregam enormes benefícios em nosso bem-estar físico e mental, especialmente para crianças pequenas. Espero que esta floresta que criamos, em uma enorme colaboração, inspire famílias, crianças e comunidades a sair, curtir a natureza e passar bons momentos juntos”, completou a duquesa.

Se assim como Kate, você também se interessa pelo tema da primeira infância, um bom documentário é o premiado “O Começo da Vida”, disponível na Netflix. Vale a pena assistir!