Como Letícia Colin cresceu na TV até se consagrar em ‘Segundo Sol’

Muito antes de se tornar a verdadeira estrela de 'Segundo Sol', Letícia Colin já brilhou em diversas produções. (Lembra dela em "Sandy e Junior"?)

Podemos falar que Letícia Colin é sócia e proprietária da novela ‘Segundo Sol‘? Sua personagem Rosa roubou totalmente a cena e, atualmente, estamos mais interessados na história da prostituta que na trama da protagonista Luzia (Giovanna Antonelli).

Mas se engana quem pensa que Letícia Colin começou agora ou é um rostinho novo na televisão. Muito antes de se aliar a Laureta (Adriana Esteves) ou ser disputada por Valentim (Danilo Mesquita) e Ícaro (Chay Suede), a atriz construiu um currículo com passagens em pelo menos três emissoras grandes! Juntamos os mais icônicos e inesperados papéis da carreira dela pra você relembrar.

Primeiros papéis de Letícia Colin A atriz em ‘Sandy & Junior’, ‘Malhação 2002’ e na ‘TV Globinho’.

A atriz em ‘Sandy & Junior’, ‘Malhação 2002’ e na ‘TV Globinho’. (Globo/ Montagem: MdeMulher/Reprodução)

Lá pelos idos dos anos 2000, a dupla Sandy & Junior ganhou seu próprio seriado semanal na Globo. Era uma espécie de Malhação misturada com Glee‘, e foi celeiro de vários atores que estão aí até hoje (como Fernanda Paes Lemes e Paulinho Vilhena). Uma das pessoas do elenco era a própria Letícia Colin, interpretando a Glorinha. Era uma personagem pequena, mas permitiu à atriz conseguir um papel na temporada de 2002 em ‘Malhação’. Lá ela vivia Kailani, a irmã do protagonista Pedro (Henri Castelli) e filha do surfista César Rodrigues (Kadu Moliterno). Mesmo sendo do núcleo mais novinho (aquele que mal tinha cenas na novela), a atriz era bem querida pelo público da trama.

Após a temporada, sua personagem desapareceu da novela com a renovação de elenco e Letícia Colin ganhou uma tarefa diferente: passou a apresentar desenhos na ‘TV Globinho’. Na época, o programa infantil tinha mudado seu estilo, e havia deixado de lado as novelinhas com a Angélica para apostar num jeitão mais MTV (porém trocando os clipes do Nirvana por episódios de Digimon).

Letícia Colin em outras emissoras Letícia Colin em ‘Floribella’ (BAND), ‘A História de Ester’ (Record) e em ‘Além do Horizonte’ (Globo).

Letícia Colin em ‘Floribella’ (BAND), ‘A História de Ester’ (Record) e em ‘Além do Horizonte’ (Globo). (Band,Record,Globo/Montagem: MdeMulher/Reprodução)

Após dois anos no ‘TV Globinho‘ (e uma participação num especial de fim de ano), a atriz foi procurar em outras emissoras novos desafios na carreira. E bota desafio nisso, porque ela ingressou no elenco de ‘Floribella’, a novela juvenil da Band. Surpreendendo todo mundo, o folhetim fez sucesso mesmo sendo exibido numa emissora sem produção frequente de novelas, e Letícia Colin se jogou de corpo e alma no papel de Martinha: ela dançou muitos nas aberturas e teve inclusive um clipe romântico com seu parzinho na trama.

Após todo o sucesso da novela e do musical, Letícia Colin partiu para uma temporada na Record. Atuou em ‘Luz do Sol‘, ‘Chamas da Vida‘, ‘Vidas em Jogo‘ e, para viver totalmente a experiência de ser atriz na emissora, também participou da minissérie bíblica ‘A História de Ester‘.

Os papéis mais recentes e importantes de Letícia Colin. Os papéis mais recentes e importantes de Letícia Colin. Respectivamente: ‘Sete Vidas’, ‘Nada Será Como Antes’ e ‘Novo Mundo’.

Os papéis mais recentes e importantes de Letícia Colin. Respectivamente: ‘Sete Vidas’, ‘Nada Será Como Antes’ e ‘Novo Mundo’. (Globo/ Montagem: MdeMulher/Reprodução)

Após alguns papéis em séries da HBO e da GNT, Letícia voltou para a Globo em 2013 como a Ana Vitória da novela ‘Além do Horizonte‘ (aquela novela que parecia uma versão brasileira de ‘Lost’, lembra?). Daí ela foi crescendo dentro da Globo: ganhou um papel em ‘Sete Vidas‘, fez uma participação em ‘A Regra do Jogo‘ (seu primeiro papel numa novela de João Emanuel Carneiro), fez a minissérie ‘Nada Será Como Antes‘ e, por fim, conquistou todo mundo com a Maria Leopoldina de ‘Novo Mundo‘.

Nessa novela das seis que recontou a independência do Brasil aconteceu algo bem parecido com ‘Segundo Sol’. O pessoal se apaixonou tanto pela Leopoldina que a personagem foi ganhando mais destaque na trama. E o pessoal torcia tanto por ela que os autores se viram na situação de “amenizar” o jeito cachorrão de Dom Pedro (Caio Castro) só para ela não sofrer tanto na novela (afinal, na vida real o imperador era um belo dum embuste infiel).

Por que Letícia Colin é a verdadeira estrela de ‘Segundo Sol’?

Rosa é expulsa de casa por Agenor

 (Globo/Reprodução)

A Rosa virou a personagem queridinha da novela, deixando todo o resto do elenco para trás. O motivo é simples: é a personagem mais complexa da novela. A irmã de Maura (Nanda Costa) entrou na prostituição como uma alternativa para conseguir emprego nesses tempos difíceis e está ciente de tudo.

Enquanto a “protagonista” oficial continua correndo de um lado pro outro para conquistar seus filhos, Rosa é a responsável pela verdadeira diversão da novela: conseguiu descobrir o segredo de Laureta e Karola (Deborah Secco), escapou de assassinato, foi expulsa de casa, voltou como sócia da cafetina e fez questão de humilhar o pai no trabalho dele.

O público está delirando com a personagem e é questão de tempo até o autor da novela aumentar sua participação em ‘Segundo Sol’.

☆ Pedras, cristais e rituais de proteção: saiba como usar ☆