Mariana Ximenes: “Gianecchini é meu amor na TV e na vida!”

A atriz de Guerra dos Sexos fala sobre a intensa amizade com o colega de trama, namoro, carreira e muito mais

Mariana Ximenes comemora parceria com Reynaldo Gianecchini
Foto: TV Globo/Divulgação

Linda e loira, Mariana Ximenes acaba de voltar à TV. Ela é a Juliana na nova versão de Guerra dos Sexos, da Globo, e promete divertir o público de montão, junto com grandes atores, como Tony Ramos e Reynaldo Gianecchini, com os quais já trabalhou anteriormente em Passione (2010) e de quem se tornou muito amiga.

Atualmente, Mariana namora o empresário Lucas Mello e se diz realizada. Teatro, cinema e televisão ela não pretende largar nunca mais! A gata contou como está a nova fase, falou do reencontro com Giane e da emoção ao retornar à TV.

Como está sendo reencontrar grande parte do elenco de Passione?
Maravilhoso e divertido. O Tony Ramos deixou de ser meu marido, agora é meu tio. Meu parceiro Giane será meu par de novo… Estou contracenando mais com a Irene Ravache, o que não acontecia na outra novela. E eu agora sou uma dama de berço (risos)!

Sua personagem tem um romance secreto. Você curte essa magia do amor proibido, acha que torna as coisas mais excitantes?
A Juliana odeia esse romance secreto! Ela só mantém a relação porque o amor fala mais alto. Eu prefiro tudo às claras, o meu amor está aí para todo mundo ver. Mas não podemos julgar. Acima de tudo, a pessoa deve ter caráter, em qualquer que seja a situação.

Costuma levar as emoções dos papéis para casa?
A Juliana é super leve, então estou tranquila. Mas já aconteceu muito… A Lara de A Favorita (2008), por exemplo, me deixava bem pesada, por causa dos sentimentos fortes mesmo. Mas às vezes trabalho 15 horas por dia, então fica mais difícil desligar.

Reynaldo Gianecchini é sua alma gêmea na telinha?
Ah, por que não (risos)?! Mas podemos ter algumas almas gêmeas… Já tive tantos lindos encontros com outros atores, que seria injusto falar só do Giane. Mas, ao mesmo tempo, é justo demais, porque ele é meu amor, meu parceiro na TV e espero que seja da vida sempre. Nós temos um laço muito forte, que vai além da cena, além do lado profissional.

Como se sente ao compartilhar com ele esse momento tão importante de superação e retorno ao trabalho?
Sensacional! Acabo de me dar conta de que em Passione passamos por um momento valioso para nossas carreiras, que foi viver nossos primeiros vilões… Tivemos muitos jogos cênicos maravilhosos. E aí ele enfrentou esse período (do linfoma e do tratamento), eu acompanhei bem de perto e agora faço parte dessa fase de retorno bastante especial para ele e para mim, que também estava longe da TV. Ele é meu amigo querido, com todo o significado que a palavra amigo tem!

 

Mariana Ximenes: "Gianecchini é meu amor  na TV e na vida!"

A atriz caracterizada como Juliana de Guerra dos Sexos
Foto: TV Globo/Divulgação

Você está no ar também em Chocolate com Pimenta, que estrelou há quase dez anos. Qual o balanço que faz da trajetória?
No total, são 15 anos de carreira, estou ficando velha (risos)! Cada fase foi especial, me proporcionou um exercício diferente e novos encontros. Cultivo bastante as amizades, e um dos valores que mais prezo é a lealdade. Então, a questão das amizades que fiz nesse período é primordial. Amigo é a família que a gente faz durante a vida. Considero essa parte uma das principais da minha carreira… Os encontros que tive foram divinos.

Como avalia o atual momento?
Estou novamente com o Jorginho (Fernando), que me dirigiu em Chocolate com Pimenta. E estou de novo com o Silvio de Abreu, que me deu a Clara de Passione, uma personagem muito importante na minha carreira, extremamente complexa e que me fez crescer bastante. E agora estou fazendo comédia, que adoro… Venho com a bagagem da peça Os Altruístas, e isso faz uma diferença absurda. Além disso tudo, estou trabalhando com pessoas que já adorava e conhecendo outras. Não tem como não estar super feliz!

O que precisa para se sentir plena como mulher?
Um conjunto de coisas, de sentimentos: amor, boas oportunidades no trabalho, saúde, paz interior, família reunida. Tudo isso faz bem ao coração e à alma!