Prestes a completar 20 anos de carreira, Gisele Bündchen é a brasileira mais influente do mundo

Gisele segue no topo, empilhando contratos publicitários e aumentando sua influência. A top tem fortuna estimada em 400 milhões de dólares, mas, como toda mãe, se diverte mesmo é passeando com os filhos, Benjamin e Vivian, ao lado do marido Tom Brady

Ela cunhou o termo übermodel, que vai muito além das supermodelos, e seu poder parece não ter fim. Prestes a completar 20 anos de carreira, Gisele Bündchen, 34 anos, tem um prestígio que vai além do universo da moda. Com um patrimônio estimado em mais de 400 milhões de dólares, segundo a revista americana Forbes, a carreira de Gisele segue a todo o vapor. Ela encabeça a lista da publicação das modelos mais bem pagas, tendo acumulado mais 47 milhões de dólares no último ano. Uma fantástica média de 128 mil dólares por dia! Se Gisele tiver o hábito de dormir 8 horas por dia, ganha 42,6 mil dólares enquanto tira sua soneca

.Prestes a completar 20 anos de carreira, Gisele Bündchen é a brasileira mais influente do mundo

A campanha para a marca de roupas e artigos esportivos Under Armour é um novo recorde na carreira de Gisele
Foto: Grosby Group

Ainda segundo a Forbes, os ganhos de Gisele se equiparam aos da atriz americana Sandra Bullock, 50, a estrela mais bem paga de Hollywood na atualidade, com 51 milhões de dólares, e superam o salário anual da número 1 da TV americana: a colombiana Sofia Vergara, 42, que acumulou 37 milhões de dólares. Desde 2001, a brasileira também figura na lista das celebridades mais influentes, elaborada pela mesma revista. Atualmente, ela ocupa o 56º lugar no ranking, acima de nomes como Angelina Jolie, 39, e Jennifer Aniston, 45. Onde a top pode chegar? Difícil dizer. Em 2013, ela estava em 81º. Portanto, saltou 25 posições.

Gisele tem mais de 5 milhões de seguidores no Twitter e no Instagram. Um dos impulsionadores de tamanha fama é seu engajamento ambiental e social – ela também é Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas. Em janeiro deste ano, passou a integrar o conselho da Rainforest Alliance, uma organização que tem como objetivo preservar a biodiversidade e defender meios autossustentáveis. A top também já participou de atividades para arrecadar dinheiro para causas como portadores do vírus da AIDS na África e pesquisas e tratamento de câncer.

Mulher de negócios

Em setembro, Gisele alcançou um novo recorde em sua carreira: assinou um contrato de dez anos como embaixadora e garota-propaganda da marca de roupas e artigos esportivos Under Armour no valor aproximado de 250 milhões de dólares. No dia do lançamento do teaser da campanha, que traz a modelo praticando exercícios de rabo de cavalo e cara lavada, as ações da companhia no Dow Jones (a Bolsa de Valores de Nova York) subiram 4%, um aumento real de 591 milhões de dólares.

Em 2007, o economista americano Fred Fuld criou o Índice Gisele, que calcula o valor da top caso ela fosse uma empresa de capital aberto na bolsa nova-iorquina. Em sua última avaliação, feita em junho de 2013, ela valeria entre 250 milhões e 450 milhões de dólares (algo em torno de 620 milhões e 1,1 bilhão de reais na cotação atual). De janeiro de 2007 a janeiro de 2014, as “ações Gisele” tiveram uma alta de 93%, contra 27% da Dow Jones.

Prestes a completar 20 anos de carreira, Gisele Bündchen é a brasileira mais influente do mundo

Cheia de carinho, ela curte o dia ensolarado com a família – que inclui a cadela Lua
Foto: Grosby Group

Outro fator que contribui para a fortuna de Gisele é seu perfil empreendedor. Um exemplo de sucesso é sua linha de lingerie, a Gisele Bündchen Intimates, produzida em parceria com a Hope. Em maio de 2011, Gisele decidiu criar a própria coleção e participar de todo o processo criativo. “Ela sugere modelos, discute cartelas de cor e até determina os tamanhos dos lacinhos”, explica Taís Rissi, 38, gerente de projetos da marca. “Gisele realmente abraça o negócio. Ela é quem é porque é disciplinada e comprometida. Ela sabe o que quer.” “Ela não tem qualquer tipo de rejeição. O investimento vale mesmo a pena”, garante Daniel Mafra, RP da Colcci, marca da qual Gisele é garota-propaganda desde 2004 (com uma pausa em 2012).

Como qualquer mãe do mundo

Mesmo sendo uma das modelos mais requisitadas do mundo, Gisele mantém uma vida de hábitos aparentemente simples. Com frequência, a top é vista brincando em parquinhos públicos ou passeando de bicicleta na companhia dos dois filhos, Benjamin, 4, e Vivian Lake, 1 ano e 8 meses, em Boston, cidade americana na qual a família vive. Em muitas ocasiões, John, 7, filho de um relacionamento anterior do marido da modelo, Tom Brady, 37 (com a atriz Bridget Moynaham, 44), completa a família.

No mês passado, Gisele, o marido e as crianças se mudaram para uma mansão no bairro de Chestnut Hill, a oeste da cidade. A decisão em fixar residência em Boston foi definida desde que Brady renovou o contrato com o time de futebol americano New England Patriots. Com o novo contrato, deve permanecer no time até 2017.

Além da casa em Boston, o casal possui um apartamento no 47º andar do edifício One Madison, uma espetacular torre de vidro em Manhattan, Nova York, comprado em outubro de 2013, por 14 milhões de dólares. Gisele ainda é dona de uma casa na Costa Rica, onde costuma passar férias com a família.

Gisele brinca com a filha, Vivian, em um parquinho público
Foto: Grosby Group