Regina Casé celebra seus 60 anos e batiza o filho em cinco religiões

Em uma superfesta para 600 convidados, em seu sítio em Mangaratiba, a apresentadora viu Roque ser abençoado nas religiões católica, evangélica, judaica, budista e no candomblé

Padre Omar abençoa Roque com água benta trazida do Rio Jordão, em Israel
Foto: Vera Donato

O sol firme ajudou e, na manhã de sábado (15), 600 convidados pegaram a estrada com destino ao sítio da apresentadora Regina Casé, localizado em Mangaratiba, na chamada Costa Verde do Rio de Janeiro. Ali aconteceu uma comemoração dupla: em uma festa ecumênica, Regina batizou o filho caçula, Roque, 10 meses, em cinco religiões e também celebrou seu aniversário de 60 anos. “Com tanta violência e medo no mundo, é bom ensinar as crianças a celebrar as diferenças. Por mais que o Brasil seja tolerante, há preconceito, sim. Foi ótimo ver a religião, que é uma coisa que geralmente separa as pessoas, unindo a todos aqui”, disse emocionada. Ao lado do marido, o diretor Estevão Ciavatta, 45, ela viu Roque ser abençoado nas religiões católica, evangélica, judaica, budista e no candomblé.

A previsão era que as cerimônias começassem às 12h, mas houve um atraso de quatro horas. Às 16h, a procissão de convidados deixou a capela do sítio de Regina entoando canções e orações com uma imagem de São Roque, o santo protetor contra pestes e epidemias e que inspirou o nome do bebê. Fogos de artifício explodiram no céu. “Quando santo sai da igreja, tem de ter fogos”, explicou a apresentadora.

Para a festa, o artista plástico baiano Alberto Pitta, 43, confeccionou uma estampa especial com imagens de Roque e de Regina e desenhos com inspiração na África e na Bahia. O tecido coloriu quase tudo: estava na decoração, nas roupas dos anfitriões e na estola do padre Omar Raposo, 34, pároco do Cristo Redentor, responsável por conduzir o batizado católico.

Lágrimas emocionadas

Após a procissão, as cerimônias religiosas começaram. Os cantores Maria Bethânia, 67, e Caetano Veloso, 71, arrancaram lágrimas dos convidados logo na primeira bênção, a católica, ao cantarem o Hino à Nossa Senhora da Purificação. “Roque parecia entender que tudo era para ele. Os adultos choravam enquanto ele observava com a maior atenção”, contou a mãe. O músico Thiaguinho, 31, cantou Ave Maria.

Regina Casé celebra seus 60 anos e batiza o filho em cinco religiões

No colo do pai, Estevão Ciavatta, Roque é cercado pela mãe, por Maria Bethânia e Caetano Veloso
Foto: Vera Donato

Padre Omar, 34, abençoou Roque com água trazida por Regina do Rio Jordão, onde Jesus foi batizado, durante viagem que fez com Estevão a Israel, em 2011. Padre Omar leu trechos do Antigo Testamento e emocionou a atriz Fernanda Montenegro, 84. Carolina Dieckmann, 35, que estava acompanhada pelo marido, Tiago Worcman, 36, e pelos filhos, Davi, 14, e José, 6, também não segurou as lágrimas. “O que aprendemos nesta tarde é que todas as religiões buscam o amor. Queria ensinar isso a meu filho, mas acho que sem querer mostrei isso para os convidados”, disse a anfitriã.

Adoção adiada

Após a cerimônia católica, o grupo seguiu para o batismo budista (realizado por uma irmã de Regina, Virgínia, 45), judaico, evangélico e, por fim, o do candomblé. “Jogaram água benta, arroz, pipoca… Jogaram de tudo no Roque, mas ele se comportou”, brincou Regina.

O menino foi adotado pela apresentadora em novembro de 2013. A apresentadora e o marido tinham dado entrada no pedido havia oito anos, mas, em novembro de 2008, Estevão sofreu um grave acidente de cavalo no sítio de Mangaratiba, que o deixou sem andar por quase um ano. O casal, então, adiou os planos. “Eu já era mãe de Benedita (hoje com 24 anos) e Estevão não tinha filhos. Sempre conversamos sobre adotar, mas com o acidente tivemos de esperar. Ele queria ficar mais seguro para darmos esse passo, que é muito importante”, explicou Regina. Benedita também ficou muito feliz com a chegada do irmãozinho. “Brinco que ela é uma verdadeira ‘irmãe’, mistura de irmã com mãe”, completou Regina.

Festa da mamãe

Após a sequência de cerimônias, por volta das 21h30, Roque foi dormir. “Achei que ele ia ficar agitadíssimo porque passou o dia de colo em colo, mas deitou e dormiu”, contou Regina, que garantiu que o menino é calmíssimo. “Ele é mesmo um presente de Deus, dorme 12 horas por dia direto.”

Regina Casé celebra seus 60 anos e batiza o filho em cinco religiões

À esq.: Wagner Moura com a anfitriã. À dir.: Roque se entretém com o colar de Fernanda Montenegro
Foto: Vera Donato

Com o bebê na cama, foi a vez de os adultos celebrarem os 60 anos de Regina. O aniversário dela aconteceu em 25 de fevereiro, mas ela esperou para fazer uma festa única, com o batizado de Roque. Durante toda a noite, apresentaram-se Arlindo Cruz, 55, Leandro Sapucahy, 44, Xande de Pilares, 44, Thiaguinho, 31, e Mumuzinho, 30, além dos grupos Soul+Samba e Pura Tentação.
Para o almoço-jantar, foi servida uma feijoada no gramado do sítio. Quitutes típicos do Nordeste, como tapioca, milho verde e acarajé, também circularam entre os convidados. Mas o maior sucesso foi mesmo a barraquinha de caldo de cana, uma das mais frequentadas.

Para o Parabéns pra Você, Regina mandou fazer um bolo de três andares, decorado com uma foto dela e outra de Roque e com as mesmas cores do tecido criado por Pitta – amarelo, vermelho, preto e branco. No topo, o bolo trazia ainda as 60 velinhas para a aniversariante.

Antes de Regina soprar as velas, Caetano Veloso, amigo de longa data da apresentadora, pediu silêncio para ler um texto escrito especialmente para a ocasião. “Quando conheci Regina, ela estava no palco. Eu, na plateia. Fiquei imediatamente apaixonado por sua personalidade e assombrado com seu talento. (…) Filha de Geraldo e neta de Ademar, Regina é um farol na cultura popular brasileira. Celebro seu aniversário como um marco na minha vida pessoal e na história do Brasil”, dizia um dos trechos. Regina foi às lágrimas. “Tive muitas emoções ao longo do dia. Este momento foi, sem dúvida, um dos mais inesquecíveis.”

Após um dia inteiro festejando, todos foram dormir por volta das 2h de domingo. “Fiquei muito feliz. Não imaginava que todos viessem! Roque ficou lindo e deu tudo muito certo. Foi muito emocionante”, completou ela.

Relembre os detalhes dos batizados dos filhos de outros famosos.

Regina Casé celebra seus 60 anos e batiza o filho em cinco religiões

O casal Alexandre Youssef e Leandra Leal, e Glória Maria com as filhas, Laura e Maria
Foto: Vera Donato