Roberto Justus sobre a filha caçula, Rafaella: ”Ela teve estenose crânio-facial”

Disposto a acabar com rumores de que a menina teria uma síndrome, ele revelou a jornal que a garota acaba de passar por uma cirurgia corretiva

Os pais de Rafaella, Roberto Justus e Ticiane Pinheiro
Foto: AgNews

Em depoimento exclusivo à jornalista Eliane Trindade, na edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo, o apresentador e publicitário Roberto Justus falou pela primeira vez sobre um assunto que tem gerado inúmeros perfis, páginas e comentários na internet: rumores de que sua filha caçula, Rafaella Justus, de dois anos e dez meses, teria uma síndrome rara que provocaria malformação óssea.

“Se a Rafa tivesse um comprometimento, eu não teria problema em admitir. Me incomodava ler: ah, ‘eles querem esconder…’ Esconder o quê? Se a pessoas conversassem cinco minutos com a Rafa, iam ver que ela não tem nenhuma síndrome”, desabafou Justus.

Segundo revelou ao jornal, a menina “teve uma coisa que se chama estenose crânio-facial. Uma alteração óssea corrigida recentemente com uma cirurgia e com o uso de aparelho ortodôntico”. O procedimento aconteceu, de acordo com o pediatra Marcelo Silber, ouvido pela Folha de S. Paulo, no final de março no Hospital Albert Einstein. A operação, segundo o médico, “foi feita para corrigir uma assimetria e evitar o comprometimento ortodôntico e todo o crescimento bucal, maxilar e facial”.

O médico explicou que alguns segmentos da face de Rafaella se desenvolveram um pouco menos e outros, um pouco mais, causando a tal assimetria. “A cirurgia, graças a Deus, foi um grande sucesso”, disse Justus. “Em casos bem mais graves, pode haver sequela. Rafa não tinha problema de saúde. É como um desvio de septo no nariz, que se corrige com uma cirurgia simples”, explicou o pai da menina. No depoimento, ele diz que entrou em contato com pessoas responsáveis por perfis falsos da criança no Twitter. “Se houvesse uma ofensa grande, tomaria alguma medida”, revelou afirmando que não o fez até por entender que como celebridade está sujeito a este tipo de coisa.

“Procuro sempre responder aos comentários maldosos sobre a Rafa com doçura: ‘Por que você está fazendo isso com uma criança? Que Deus ilumine o seu coração e você se torne uma pessoa melhor’. Graças a Deus, ela não tem nenhuma doença”, afirmou ao jornal a apresentadora Ticiane Pinheiro, mãe da garota. “Mas eu fico pensando nas pessoas que têm filhos com uma síndrome. Imagino o que elas passam. É um preconceito horroroso. O legal no caso da Rafa é que as pessoas passaram a admirá-la. Ela conquistou isso”, disse Ticiane.

Roberto Justus finalizou o depoimento ao jornal dizendo: “Se quiserem achar que minha filha não é tão bonita, podem achar. Muita gente acha ela linda. Rafa reúne um conjunto de coisas que fazem dela uma graça de criança”, diz o pai da menina. (ED)