Snapchat: Como as celebridades transformaram a rede social em seus próprios reality shows

As famosas criaram um novo tipo de relação com seu público - e também com qualquer curioso que queira dar uma espiadinha

O Snapchat mudou tudo – mais uma vez. Ao se popularizar no Brasil, a ferramenta ganhou adesão não só de milhares de pessoas ~ gente como a gente~, mas também de centenas de celebridades que resolveram fazer de suas vidas um grande reality show. 

Sai a TV, entra o celular. Sem intermediários para editar (e tantas vezes distorcer) o que elas falam, nomes como Ivete Sangalo, Bruna Marquezine, Preta Gil e Yasmin Brunet criam um novo tipo de relação com seu público e também com qualquer curioso que queira dar uma espiadinha.

Ivete (ivetinhasangalo) é a grande musa. Talvez porque ela não resista a uma boa luz para fazer um selfie, e principalmente porque a cada momento ela inventa um novo nome para os seus seguidores: “oi, nequis, neps, nenecks”, seja lá qual for a onomatopeia mais fofa e engraçada. No palco de um show para um público gigante que só uma rainha do axé consegue juntar, ela faz uma pausa para dar um “oi” pro Snap, repetir seus bordões e pedir pra galera fazer o mesmo. Imaginem 50.000 pessoas falando para uma tela minúscula, alcançando milhões de outras pessoas.

Yasmin Brunet (yabrunet) diz acreditar que foi uma sereia em vidas passadas. Usa óleo de coco no corpo, no cabelo, nos dentes, na comida. Fala várias vezes por mês do porquê deixou de comer carne. Mostra seus shakes matinais, os almoços que prepara com muitos legumes e cogumelos. Indica livros esotéricos e vídeos no YouTube para viver uma vida mais saudável. Vez ou outra, se irrita com as críticas e “some” do Snap. Volta em 48 horas.

Preta Gil (pretagodoy) mostra toda a sua viagem para a Disney, cria gírias como “vibes e tal” e “broders” e responde perguntas dos seguidores em uma espécie de quadro, o “Na cama com a Preta”. 

Bruna Marquezine (brumarquezine) se diverte nos bastidores de “I love Paraisópolis” e também em casa, quando faz carinho na calopsita que ela cria como bicho de estimação. 

Isso sem falar em outro nicho, o de celebridades de internet, como as blogueiras Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas (gestupidas), e Mica Rocha (micamrocha). Enquanto a primeira mostra o dia a dia de uma blogueira de sucesso, a segunda dá conselhos amorosos, falando sempre para as meninas se darem o valor diante do boy. E ainda tem a Gabriela Pugliesi (ga.pugliesi), recém-separada, abrindo o coração e quase chorando diante da própria câmera.

O que impressiona na relação das celebridades com o Snapchat é o quanto elas curtem estar ali. A gente imagina que elas não devem aguentar o tanto de atenção que recebem, as inúmeras solicitações, a vida acompanhada por paparazzi 24 horas por dia. O Snap parece um refúgio onde elas conseguem falar na hora que querem, como querem. Até quando ficam sem assunto elas aparecem por lá, falam disso olhando para a tela ou pedem para os seguidores mandarem perguntas. Existe uma sensação de que elas se sentem confortáveis, sabem até onde podem ir. Não é preciso mais se preocupar com o que o jornalista vai dizer na revista. Elas passam a ser não só a mensagem, como o meio também. 

Os meses passam, e o Snap continua surpreendendo. De efêmera a ferramenta não tem nada. Veio pra mudar a relação da gente, dos outros e até das celebridades com essa realidade que resolvemos editar e mostrar na internet – e no celular.

P.S.: O Ministério da Vida Saudável na Internet adverte: o Snapchat vicia, e é muito fácil passar uns bons minutos do seu dia vendo a vida das pessoas em um looping eterno. Como tudo na vida, aprecie com moderação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s