‘Super Merendeiras’ é um reality show para você chorar (MUITO)

Duvido você passar por um episódio desse reality sem deixar uma lágrima escapar.

Estamos acostumados a reality shows na Globo, na Band, na Record, no SBT e em dezenas de canais pagos, mas é bem inusitado imaginar que a TVE (também conhecida como TV Escola), especializada em programas educativos, tenha entrado nesse filão, não é? O recente ‘Super Merendeiras‘, exibido todas as sextas-feiras, resumidamente é um ‘MasterChef Brasil‘, mas trocando todos os aspirantes a cozinheiros por… merendeiras profissionais.

O programa surgiu como um spin-off de uma premiação criada pelo MEC e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento em 2016 e 2017. Nessa disputa, merendeiras de todo o Brasil puderam inscrever seus pratos (todos feitos com os alimentos disponibilizados pelo programa nacional de alimentação) para a escolha das melhores receitas da Alimentação Escolar. Agora, em 2018, a TVE reuniu as cinco melhores merendeiras dos dois anos da disputa e colocou todas elas num ‘MasterChef Brasil’ apresentado por Eri Johnson.

Observadas pelo chef André Nutrichef, a nutricionista Nathalia Thomaz e pelo estudante de escola pública Milton Espínola, a cada programa elas precisam participar de desafios que parecem muito as Caixas Misteriosas do reality show da Band. Após várias (tristes) eliminações, somente uma merendeira ficará com um prêmio de quinze mil reais. É pouco, comparado ao curso na Le Cordon Bleu do ‘MasterChef’? Talvez, mas para essas pessoas o reality é muito mais do que um prêmio.

Mesmo com tantas semelhanças, o ‘Super Merendeiras’ nos pega por outro lado: é um reality show muito emocionante de se assistir. Os dois primeiros programas foram todos para apresentar cada uma das dez competidoras, e já aviso que é muito difícil passar por esses perfis sem o olho ficar marejado. Todas são verdadeiras heroínas em suas comunidades, fazendo milagres com os poucos recursos e ajudando na alimentação de centenas de crianças. A cada história de superação e vitória sentimos vontade de dar um abraço em todas elas.

Isso agrega muita emoção na competição. Num ‘MasterChef Brasil’ da vida nós normalmente até torcemos para pessoas serem eliminadas, mas isso não acontece aqui. Todas são muito unidas, e a eliminação de cada uma é de partir o coração. É também um alívio ver um perfil de competidores que não costuma ser chamado para outros realities culinários: a grande maioria das competidoras é negra, e boa parte delas cozinha de feeling, sem nunca ter estudado isso.

O ‘Super-Merendeiras’ é exibido semanalmente às sextas-feiras lá na TVE, às 21h30. Caso você não tenha esse canal, pode conferir os episódios no YouTube. Aqui embaixo estão os dois episódios de competição já exibidos:

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s