Susana Vieira faz um balanço de sua vida: “Me arrependo de milhões de coisas”

A atriz volta no tempo e repete a pose e o figurino da época de Anjo Mau, que marcou sua carreira

A atriz posa em sua casa, no Itanhangá, Rio de Janeiro
Foto: Dario Zalis

Susana Vieira, 71 anos, voltou no tempo. Abriu o closet de sua casa no Itanhangá, Rio, achou uma calça boca de sino, uma bota dos anos 1970 e ainda descolou um coletinho para combinar com a camisa social branca. Tudo isso para representar a Susana Vieira aos 34 anos, quando interpretava a babá Nice em Anjo Mau (Globo), época em que concedeu uma das primeiras entrevistas para CONTIGO!. “Quero fotografar na mesma posição dessa matéria”, disse a atriz enquanto servia uma xícara de café. “Não tinha isso de a mulher ser a vilã. Era sempre a bonitinha. Foi o papel que me fez ficar famosa. E isso mexeu muito com o preconceito que existia na época. Não tinha pílula, amor livre e havia uma fantasia de que a iniciação sexual do menino passava pela babá”, narra a atriz.

Para Susana, o grande problema é que, na época, com a repressão, tanto da ditadura militar como da sociedade, as pessoas faziam confusão entre personagem e vida real. “Uma vez eu apanhei da vizinha no corredor. Abri a porta e tinha xixi na minha porta. Perguntei quem tinha sido. Ela respondeu: ‘Foi minha filha, porque você é uma prostituta’. É que a vizinha era casada e um dia ela pegou o marido conversando com outro cara: ‘Ali na frente mora aquela gostosa daquela babá’. Todo mundo queria me pegar”, conta às gargalhadas.

Passado o preconceito, a atriz faz um balanço de sua vida e, inevitavelmente, percorre os 50 anos de CONTIGO!. “As revistas ajudaram a mostrar quem nós somos de verdade”, diz ela. “Na minha vida não tem escândalos, se tiver é pelos outros. E não quero bens materiais além dos que já tenho, no máximo um jet ski. Mas me arrependo de milhões de coisas e, se for para destacar uma, é de não ter tido mais um filho. É muito trabalho encontrar homem que seja pai presente. E eu jamais teria um filho sozinha”, diz Susana, que é mãe de Rodrigo Vieira, 54.

Susana Vieira faz um balanço de sua vida: "Me arrependo de milhões de coisas"

Susana Vieira aos 34 anos
Foto: CONTIGO!

Os olhos de Susana

Susana Vieira fala mexendo com as mãos, faz caras e bocas e traz uma força impressionante no olhar. Tanta expressividade foi ressaltada nesta matéria publicada por CONTIGO! em 1976, quando a atriz vivia a protagonista de Anjo Mau. Suspeitava-se, inclusive, que ela passasse horas diante do espelho treinando as diferentes feições. “Não tenho isso de ensaiar caretas em frente ao espelho. Aperfeiçoei naturalmente, ao longo da experiência com a TV, que exige intuição e agilidade de improviso”, disse ela na época. Hoje, Susana credita esses trejeitos ao pai, o general Marius Gonçalves: “Ele era bravo demais, intransigente… E eu tenho esse lado general de comandar!”

ESTA MATÉRIA FAZ PARTE DA EDIÇÃO 1994 DA REVISTA CONTIGO!, NAS BANCAS EM 04/12/2013.

Susana Vieira faz um balanço de sua vida: "Me arrependo de milhões de coisas"

Susana, com sua cadelinha Stefani, conta que um dos arrependimentos de sua vida foi não ter tido mais um filho
Foto: Dario Zalis

Susana Vieira faz um balanço de sua vida: "Me arrependo de milhões de coisas"

Matéria da revista CONTIGO! de 1976

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s