Suzy Rego fala sobre sua personagem em Morde & Assopra

Suzy Rêgo, a Duda de Morde & Assopra, comemora o fato de encarnar uma personagem acima do peso

“É equivocado dizer que a mulher só está feliz se estiver magra!”, afirma Suzy Rego
Foto: Fabrício Mota

 

Aos 44 anos, Suzy Rêgo é a prova de que o mundo dá voltas. Ela iniciou sua carreira como modelo aos 13 anos e, em 1984, foi eleita Miss Pernambuco – e abocanhou o segundo lugar do concurso Miss Brasil. É claro que, para isso, tinha que ser magra. O tempo passou e… a atriz perdeu suas belas formas. Engordou 20 quilos, engravidou e ganhou mais 14. Depois de amamentar os gêmeos Marco e Massimo, de 1 ano e 11 meses, Suzy entrou num regime. Afinal, precisava trabalhar – “é muita fralda e leite”, brinca – e acreditava que, para isso, tinha de recuperar o antigo corpo. Enganou-se! Suzy recebeu o convite para interpretar a atriz Duda Aguiar, de Morde & Assopra, cuja principal característica era estar acima do peso. “Foi um golpe de sorte!”, brinca a bela, que não fazia novela havia cinco anos.
 

Na contramão

Enquanto a maioria dos atores precisa emagrecer para descolar um papel, Suzy Rêgo viveu a experiência contrária: precisou parar o regime para interpretar Duda. “Rosane Quintaes (produtora de elenco) me telefonou e perguntou se eu estava fazendo dieta. Disse que estava e, se precisasse de mim, poderia acelerar o processo. E ela: ‘Não, quero que você pare, porque a gente está querendo convidá-la para fazer uma atriz que está fora de forma. Não é para fazer dieta’. Foi a primeira vez que alguém me pediu isso (risos). Foi um golpe de sorte”, diverte-se Suzy, que estava lutando contra os quilos extras que ganhou na gravidez dos gêmeos Marco e Massimo.

Um final saudável

Ainda tem muita água para rolar, mas Suzy já pensa num final para Duda. E se engana quem acha que o sonho da atriz é acabar a trama magérrima. “O que seria legal é que ela atingisse um equilíbrio, independentemente de ficar magra ou não. Queria que ela ficasse saudável, para não ficar aquela coisa assim: ‘Só funciona se a pessoa for magra, só é bemsucedido quem é magro’. Penso diferente disso. Acho que o bacana é o equilíbrio, a saúde, o bem-estar, a autoestima…”, diz, sem, na verdade, ter muita expectativa. “Quanto ao final dela… Se ela vai enlouquecer, fugir, não sei… Mas vou me divertir. Se ela puder emagrecer, vou aproveitar e entrar em forma. Ainda tem bastante lenha para queimar”, brinca a atriz, que pesa cerca de 80 quilos. “Um número gigante para mim, tá (risos)?”

Suzy Rego fala sobre sua personagem em Morde & Assopra

A atriz, com Cissa Guimarães, sua principal parceira de cena no núcleo do spa
Foto: Rafael França

Processo de engorda

Suzy chegou a pesar 104 quilos. Mas deixa claro que a culpa do peso extra não foi somente da gravidez. “Até que, nesse período, não foi tanto assim; foram 14 quilos. Para gêmeos, não foi tanto”, justifica. O problema foi anterior à gestação. “Antes, engordei dez de safadeza e mais dez por causa da quantidade de hormônio que tomei durante o tratamento para engravidar. Então, não posso atribuir os 104 aos meninos. Juntou o tratamento, muita ansiedade… Mas quer saber? Faria mais várias vezes, se viessem mais dois, mais dois… (risos)”, garante a feliz mamãe.

Correndo atrás

A intérprete de Duda estava longe das novelas desde 2006, quando fez Paixões Proibidas, na Band. Mas nunca pensou em desistir da carreira na televisão. “Desde que as crianças desmamaram, aos 4 meses, comecei a correr atrás das emissoras. Eu me disponibilizei sempre. Antes da gravidez, durante e… passados os seis meses, realmente fui atrás. Falava: ‘Eu estou apta, disponível, quero, gosto e preciso’. É, porque agora a quantidade de fraldas e de leite… Ficou tudo nas costas do meu marido (o também ator Fernando Vieira)”, revela a mineira.

Carreira nos trilhos

Duda não é uma personagem grande, e o núcleo em que está não resultou num sucesso estrondoso. Mas está valendo a pena. “É muito bom voltar! Amo o que faço! Adoro essa profissão, o cotidiano, essa nossa loucura, reencontrar colegas, conhecer novos… Fazer essa personagem, que é um desafio, sim. Ainda mais nesse mundo que tem essa perseguição pela magreza. É equivocado dizer que a mulher só está feliz se estiver magra”, diz Suzy, que, em seguida, faz um balanço de sua trajetória. “Tive 20 anos de profissão, depois realizei outro sonho, que é ser mãe. E Deus foi muito generoso e me deu dois meninos maravilhosos. Aí, volto agora e tenho o direito de trabalhar gordinha. Realmente é um momento muito bom (risos).”

Tão perto, tão longe

Apesar de feliz com o trabalho, Suzy admite que não é fácil se afastar dos filhos. “Moro em São Paulo e estou fazendo esse bate e volta (entre São Paulo e Rio de Janeiro). Os meninos ficam lá, e o meu coração está completamente retorcido, mas é preciso respirar fundo e lembrar que a mamãe precisa trabalhar”, resigna-se a atriz, que se acha uma mulher de muita sorte. “Tive a bênção de poder cuidar somente dos meninos durante um ano e meio. Mas é uma coisa! Na minha primeira noite sem meus três meninos (refere-se aos filhos e ao marido), fiquei louca para me jogar na cama do hotel, aquela coisa de pobre, sabe o que é (risos)? Mas eu não dormia. E pensava: como você é boba! Tem várias latas de cerveja, televisão, computador… O racional falava: relaxa, se solta. Só que o coração doía…”, relembra. Superada a primeira noite, Suzy olhou o dia lindo que fazia e pensou: “Só tem de ter gratidão e entusiasmo”. E foi em frente!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s