Pablo e Francisco são os finalistas do ‘MasterChef Profissionais’

A última prova de eliminação da temporada trouxe um "inception" alimentar e uma eliminação triste.

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas será que uma foto de um prato feito pelos competidores do ‘MasterChef Profissionais‘ vale mais que o sabor? Porque a primeira prova da semifinal do programa foi completamente inusitada: eles precisaram criar pratos esteticamente bonitos que seriam analisados por fotógrafos profissionais que julgariam sem saber quem fez qual prato. Complicado, né?

Todos capricharam nos conceitos artísticos e nas explicações pedantes enquanto faziam seus pratos. Pablo e Francisco apostaram forte em grandes pedaços de peixe, e Irina foi atrás do mais simples ao inventar de fazer camarões com um molho pesto. A prova durou uma hora e todo mundo deu o seu máximo.

Só que…

Logo após a análise dos fotógrafos, uma surpresa: os chefs precisaram voltar à cozinha para a segunda etapa da prova. Cada um deles precisou fazer sete pratos iguais aos entregues na prova anterior para que os jurados analisassem o sabor dessa vez. Os vencedores dessas duas etapas teriam muitas vantagens: quem vencesse a prova da foto ganharia 30 minutos extras na prova final, e quem ganhasse no sabor teria 15 minutos extras. Se a mesma pessoa ganhasse as duas provas, iria direto para a final.

Foi difícil, principalmente para Francisco que continuou se queixando (repetidamente) de suas bolhas adquiridas no final do programa anterior. Terminada a prova, Ana Paula Padrão manteve o suspense para revelar quem havia vencido cada uma das etapas. Foi só nos estúdios da Band que Irina recebeu a notícia de que havia vencido a prova da aparência:

MasterChef Profissionais

 (Band/Reprodução)

…e Pablo havia levado a prova do gosto:

MasterChef Profissionais

 (Band/Reprodução)

Como nenhum foi unanimidade, todos os três estavam na prova de eliminação disputando as duas vagas da final. E que prova! O último grande desafio do programa foi fazer um “turducken” (turkey/peru, duck/pato e chicken/frango), um prato americano que é um peru recheado com carne de pato e frango. O visual é bem impressionante:

MasterChef Profissionais

 (Foto: Carlos Reinis/Band/Reprodução)

Irina começou a prova com 30 minutos de antecedência, seguida por Pablo 15 minutos depois e, por fim, Francisco. Mas essa diferença de tempo não se refletiu no gerenciamento de tempo: mesmo tendo menos tempo para cozinhar, Francisco fez uma trabalho impecável e ainda conseguiu transformar um pedaço de papel manteiga em um sapatinho para seu Turducken. Enquanto isso, Irina sofria com sua receita e Pablo via seu Turducken queimar.

Cada um dos chefs serviu seus Turduckens e acompanhamentos em uma mesa de Natal para os jurados provarem, e foi uma análise bem minuciosa. Erick Jacquin inclusive aproveitou para brindar a cada prato que comia.

Depois de muita análise, na frente dos chefs e na sala separada, a equipe do programa escolheu como vencedor o peru que estava mais sublime (foi usada essa palavra mesmo), e assim o primeiro finalista foi Francisco. Ainda havia uma vaga, e coube a Henrique Fogaça eliminar alguém nessa semifinal.

O jurado criticou o molho de cereja escolhido por Irina para acompanhar seu Turducken e o queimado na pele do peru de Pablo,  e após um discurso elogiando a postura de cada um dos competidores rolou o anúncio da eliminação de Irina.

MasterChef Profissionais irina saiu

 (Foto: Carlos Reinis/Band/Reprodução)

Na conversa com Ana Paula Padrão, Irina revelou nunca ter imaginado que chegaria até ali e que estava sentindo muita alegria por estar no pódio. “Eu quero levar esse sabor para o Brasil todo e daqui dois anos abrir minha própria casa”, prometeu a chef nordestina fazendo muitos planos para o futuro. Ao final, declarou sua torcida para Francisco, pois considera o mais capaz de vencer esse programa.

O próximo episódio será a esperada final igualzinha às dos outros ‘MasterChef’, com a criação de um menu degustação autoral. O problema é a quantidade: eles terão de fazer duas entradas diferentes, dois pratos principais diferentes e assim por diante. Quem será que ganha?