O mistério por trás da batata doce e da biomassa de banana verde

Tudo se resume ao amido resistente. Você sabe o que é?

Quando se fala em alimentos funcionais, é impossível não lembrar deles: a batata doce e a biomassa de banana verde. Há algum tempo os dois se tornaram ícones da alimentação saudável e integram o cardápio de muitas musas fitness por aí. Mas você tem ideia do que faz estes alimentos serem um sucesso nas dietas? É o amido, mas não um amido comum. Trata-se do amido resistente.

+ Veja mais: 16 receitas saborosas com biomassa de banana verde
 
Amido, por definição, é um carboidrato constituído de glicose, ou seja, fonte de energia pura. Na natureza, os amidos são encontrados em plantas como batata, arroz, milho e trigo. Justamente por serem fonte importante de calorias, eles são a base da alimentação da maioria dos povos: no Brasil é o arroz, na Inglaterra é a batata e no México é o milho, por exemplo. 

ThinkStock ThinkStock

ThinkStock (/)

+ Veja também: 12 receitas com batata-doce

Nas últimas décadas, com o aprofundamento dos estudos na área da nutrição, foi possível entender que os alimentos, na verdade, são feitos de três tipos de amidos. O primeiro é o amido de digestão rápida, cerca de 20 minutos após ser ingerido. Eles são alimentos de alto índice glicêmico, encontrados nas farinhas brancas e arroz branco, por exemplo. O segundo tipo é o amido de digestão intermediária, como o da cenoura, brócolis e couve flor, digerido entre 20 minutos e 2 horas após ser ingerido. E o terceiro tipo é o nosso amigo amido resistente.
 
O amido resistente funciona na verdade como uma fibra. Ele não é digerido e age reduzindo o índice glicêmico, pois deixa mais lenta a absorção da glicose e de outros nutrientes. Além disso, regula o ritmo intestinal e ajuda na saciedade. E é o amido resistente o constituinte da biomassa de banana verde e da batata doce, que tanto se fala. 

É um alimento que sacia, regula o intestino e ainda dimininui o índice glicêmico. 

E que tal conhecer outros alimentos ricos em amido resistente? Pode apostar no inhame, na lentilha, na aveia e no feijão branco. Pronto! Agora ficou mais fácil, junto com a batata doce e a biomassa de banana, incluir o amido resistente na sua alimentação!