10 dicas preciosas para preparar receitas no micro-ondas

Nem sempre há tempo para deixar tudo pronto um dia antes, então, o micro-ondas pode ser seu melhor amigo nessas horas! Aprenda a fazer no forno as receitas feitas para o fogão.

10 dicas preciosas para preparar receitas no micro-ondas

Com algumas dicas simples, você consegue preparar qualquer receita no micro-ondas!
Foto: Getty Images

Há quem pense que o micro-ondas serve apenas para descongelar ou aquecer a comida, mas é possível fazer delícias usando esse aparelho. A princípio basta encurtar em até 50% o tempo de preparo de qualquer receita. Se um prato pede 60 minutos no forno convencional, vai ficar pronto em apenas 30 minutos no micro-ondas. Só não se esqueça de que os alimentos continuam cozinhando depois que o aparelho é desligado.

Acerte nos minutos

Alguns segredos deixam seus pratos mais gostosos e ajudam a facilitar o dia a dia. Confira:

1. Doure a superfície das tortas salgadas com uma mistura de gema e gotas de molho shoyu.

2. Os pães ficam saborosos e mais douradinhos se você substituir a farinha de trigo refinada pela integral.

3. O arroz fica soltinho se você dourar a cebola com óleo num refratário por um minuto. Retire do forno, coloque o arroz com a água e sal, mexa e volte o refratário ao forno. Cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque totalmente.

4. Bacon frito sem sujeira: basta forrar um prato de vidro com três folhas de papel toalha. Ponha as fatias lado a lado e cubra com mais papel. Leve ao micro-ondas em potência alta por 4 minutos e deixe descansar mais dois. Retire o papel e sirva.

5. Para que o frango assado fique dourado, use uma mistura de três colheres (sopa) de maionese com duas colheres (sopa) de shoyu.

6. Espinafre, vagem, couve-flor e brócolis retêm maior quantidade de vitaminas C e B quando preparados no micro-ondas, pois cozinham em menos tempo e pouca água num refratário tampado.

7. Os bolos ganham cor e sabor se a forma for forrada com geleia, goiabada derretida ou frutas carameladas (banana, abacaxi, pera ou maçã) antes de receber a massa.

8. Se quiser assar batatas, fure a casca delas com um garfo em vários lugares. Assim o vapor escapa durante o cozimento, evitando que a casca se rompa. Coloque-as no refratário e leve ao forno em potência alta, sem tampar, por 10 minutos.

9. Secar ervas frescas é muito rápido. Lave-as e seque bem. Separe as folhas do talo e forre o prato do micro-ondas com papel toalha. Espalhe as ervas sobre o papel, deixando o centro livre. Leve ao forno em potência alta. O tempo varia de acordo com cada uma: salsa, cebolinha, manjericão, coentro e hortelã levam de 3 a 4 minutos; orégano, 2 a 3 minutos; louro, de 3 a 5 minutos. Depois de secas, guarde-as em potes fechados.

10. Reduza a quantidade de líquido do preparo de alimentos crus, pois a evaporação será menor no cozimento.

Como limpar o micro-ondas

Para não ter que limpar o forno micro-ondas toda vez que cozinhar, use recipientes com tampa e limpe os respingos logo após o preparo. Se ficar algum odor, ponha 250 ml de água com duas fatias de limão em um refratário e aqueça em potência alta por três minutos. Depois seque por dentro.

Surpreenda-se com receitas que nem parecem feitas no micro-ondas, clicando na imagem abaixo:

 10 dicas preciosas para preparar receitas no micro-ondas 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s