10 ideias de petiscos simples e rápidos para servir para os amigos

Eles são fáceis de fazer, práticos para comer e perfeitos para um dia de bate-papo ou de filmes e esportes na TV em casa.

Nada melhor do que servir petiscos bem gostosos e fáceis de fazer quando recebemos os amigos em casa para uma reuniãozinha informal. Seja um dia para bater papo sem compromisso ou para assistir a filmes e esportes, o ideal é que essas comidinhas sejam práticas na hora de comer – ou seja, que o consumo possa ser resolvido com guardanapos ou, no máximo, prato e garfo.

Selecionamos 10 receitas que se encaixam perfeitamente nessas “necessidades”: são fáceis de fazer, muito gostosas e não requerem um faqueiro completo para todo mundo se deliciar.

Para começar, quatro acompanhamentos que compõem petiscos incríveis com torradas, canapés ou qualquer tipo de pão:

Pasta de azeitona preta

pasta de azeitona preta

 (Julia Guedes/BOA FORMA)

Difícil encontrar alguém que não goste de uma bela pasta de azeitona preta. Forte na medida para acompanhar uma cerveja leve, ela fica perfeita com torradas.

Pasta de frango sem lactose

Petisco - Pasta de frango sem lactose

 (Verde Campo/Divulgação)

Vai receber amigos com intolerância alimentar? Aqui está a solução: uma pasta de frango sem lactose para ser servida com torradinhas ou palitos de cenoura.

Burrata de limão siciliano

Burrata de limão siciliano

 (Quintal Restô - Rafael Passos/Divulgação)

O queijo molinho da burrata ganha um toque ácido especial de limão nesta receita, que fica ótima servida com torradas.

Maionese de casca de abacaxi

maionese de abacaxi

 (Renato Caleffi/BOA FORMA)

Olha só que ideia legal e econômica: você pode aproveitar a casca de um abacaxi para fazer uma maionese bem gostosa e vegana – o que dá consistência é biomassa de banana verde.

E agora, seis petiscos que não precisam de complemento além das bebidas:

Panini caprese

 (Amorela/Divulgação)

Uma mistura que sempre dá certo é a de mussarela, tomate e manjericão. Esta é a base do panini caprese, sanduíche prensado que é garantia de sucesso.

Biscoito de polvilho

biscoito de polvilho

 (Bruno Geraldi/CLAUDIA)

Quem resiste a biscoitos de polvilho? Quase ninguém! Esta é a receita do biscoito de polvilho clássico, que pode ser feito em formato de palito ou de rosca. Não vai sobrar nenhum – e é bem possível que o pessoal peça mais antes de o encontro acabar.

Rolinhos de pepino com tartar de wasabi

Rolinhos de pepino com tartar de wasabi

 (Offset/Getty Images)

Se você estiver a fim de fazer bonito com um petisco com carinha de sofisticado, esta é a receita ideal para você. E, apesar de parecer muito elaborados, estes rolinhos são absurdamente fáceis de fazer. Arrasa!

Sanduíche cremoso de cenoura

 (Margarina Amorela/Divulgação)

Para um lanchinho com mais sustância, nada melhor que um sanduíche completão, como este de cenoura refogada misturada com azeitona e maionese.

Pão de queijo na caneca

pão de queijo na caneca

 (Acervo/CLAUDIA)

Além de muito gostosos, os pães de queijo na caneca são bonitos de ver: é uma ideia bem criativa servi-los assim. E pão de queijo não tem erro, né?

Brie & Tapioca

Petisco - Brie com tapioca

 (Evelen Gouvêa/Restaurante Olimpo/Divulgação)

Cubinhos de queijo brie empanados com tapioca e farinha panko: consegue imaginar o quão delicioso é este petisco? Seus convidados também vão amar!