10 livros para quem quer saber tudo sobre gastronomia

Separamos sugestões para você saborear os conhecimentos sobre o mundo da comida. Mas já avisamos: as leituras podem causar fome.

Por trás de um banquete, com pratos deliciosos, existe muita coisa interessante, sabia? As combinações certas de ingredientes, técnicas, processos, contextos históricos e culturais relacionadas ao ato de cozinhar. Assim como comer, aprender é sempre bom, né? Então, mão na massa!

Para deixar na cabeceira da cama ou na cozinha, confira 10 dicas de leitura para saber tudo sobre gastronomia:

O que Einstein disse a seu cozinheiro – Robert L. Wolke

 (Zahar/Divulgação)

Surgiram algumas perguntas por aqui: por que nada gruda em uma frigideira antiaderente? Qual é o jeito mais rápido de descongelar alimentos? Esse livro é para esclarecer essas e muito mais dúvidas e explicar com bom humor a ciência da cozinha. De maneira descomplicada e acessível, o autor desfaz alguns mitos da gastronomia, além de nos ajudar a interpretar rótulos e propagandas. Os curiosos vão ficar de barriga cheia com esta leitura!

Partiu embarcar em uma viagem deliciosa ao redor do mundo? Com uma mistura de literatura e receitas, Mina Holland retrata a cozinha, os pratos e sabores de 39 países diferentes. Boa viagem!

Vamos servir para vocês mais uma obra de referência gastronômica: o livro “Comida e Cozinha”. Uma leitura para quem quer compreender a origem dos alimentos e como a culinária pode transformá-los em pratos deliciosos. O autor vai responder perguntas sobre técnicas, processos e equipamentos.

Veja também

Sangue, ossos e manteiga – Gabrielle Hamilton

 (Rocco/Divulgação)

Sempre bom ler sobre a trajetória de outras mulheres e aprender com elas, né? Em um relato na primeira pessoa, Gabrielle Hamilton conta sua história, explicando como a culinária sempre a acompanhou em todos os momentos. Ah, e você vai ficar com água na boca com a descrição detalhada dos pratos preparados durante sua vida. 

Gastronomia Brasileira: na linha do tempo – Roberto Pinto

 (Tapioca/Divulgação)

Nosso país tem um monte de problemas, mas a comida, temos que concordar, é maravilhosa e não deixa a desejar. Além de degustar todas as nossas delícias, por que não conhecer um pouco dos aspectos históricos e refletir sobre os nossos hábitos culinários? Na obra, o jornalista Roberto Pinto faz um panorama da gastronomia brasileira nos últimos 40 anos, abordando sobre as mudanças no ofício de cozinheiro e no uso de produtos regionais. Pegue seu quitute e boa leitura!

Banquete de psique: Imaginação, cultura e psicologia da alimentação – Gustavo Barcellos

Você já parou para pensar o que cozinhar e comer revela sobre nós e sobre o mundo? Gustavo Barcellos convida o leitor para refletir sobre atos simples e diários, que praticamos na cozinha e na mesa de jantar, por uma perspectiva psicológica mais profunda. 

Calor – Bill Buford

 (Companhia das Letras/Divulgação)

Você já sonhou em ser um grande chefe de um restaurante? O livro “Calor” retrata bem a realidade dos profissionais que trabalham na cozinha. Adepto do “jornalismo participante”, Bill Buford decidiu colocar o avental e virar auxiliar de cozinheiro mais de um ano, para contar a história de Mario Batali, um dos chefs mais famosos dos Estados Unidos. Na obra, ele vai relatar a vida do perfilado e as suas próprias experiências trabalhando no restaurante. 

☆ Pedras, cristais e rituais de proteção: saiba como usar ☆