14 tipos de coberturas para bolos

Ganache, pasta americana e marshmallow deixam tudo tão gostoso...

Bolo é algo praticamente impossível de não gostar: desde o básico queridinho de fubá feito na casa da avó até aquela escultura incrível de casamentos, todos têm o seu quê especial. Quem ainda é do time dos bolos decorados – na contramão do estilo naked cake, a tendência de mantê-los “pelados” – sabe que não é tarefa fácil escolher qual cobertura será a “cereja” da sua receita. Por isso, o chef Caio Corrêa explica quais são os tipos existentes hoje em dia, suas características e como usá-los.

1. Pasta americana ou pasta de açúcar

Basicamente ela é composta de açúcar impalpável e água, podendo conter também gelatina incolor, glucose e manteiga. Aqui você aprende passo a passo a preparar essa massa, ótima para modelar bolos artísticos que ficarão em exposição.

>>> Veja 56 bolos decorados incríveis

2. Fondant

Nos Estados Unidos eles chamam a nossa pasta americana de fondant, mas na Europa e no Brasil ela é diferente da pasta e usada para cobrir doces como a bomba (ou éclair, em francês) e o camafeu. É uma opção para sobremesas que não exigem muita refrigeração, como as receitas que levam frutas frescas. Uma dica: não é indicado para cobrir doces com muito açúcar, pois ficará muuuito doce.

3. Buttercream

View this post on Instagram

Red velvet ❤️ sem mais #minigoma#redvelvet

A post shared by Giorgia Biondo (@_giorgiabiondo) on

Feito com manteiga e açúcar de confeiteiro, é uma combinação bem mais doce e ótima para bolos que serão refrigerados. A grande quantidade de gordura do creme mantém a umidade do bolo.

4. Merengue e marshmallow

Os três tipos de merengue (suíço, italiano e francês) são bons tanto para ficar em temperatura ambiente quanto gelados, além de serem mais resistentes ao calor do que o buttercream, por exemplo. A dica do chef é não usar para cobrir tortas e bolos que tenham muito açúcar, senão ficará doce demais. Aprenda como fazer a calda de açúcar no ponto certo para bater no merengue ou no marshmallow.

>>> Confira 20 receitas de babar feitas com marshmallow

5. Chantili

Com uma doce lembrança de infância, o resultado do creme de leite fresco batido com o açúcar é ideal para sobremesas geladas e de consumo imediato. O bolo com essa cobertura não suporta calor – e se demorar muito para consumir, mesmo na geladeira, ele pode ficar “aguado”.

6. Ganache

Ótima cobertura para bolos e tortas, pois deixa o produto com excelente acabamento e ajuda a conservá-lo caso esteja em temperatura ambiente. Pode ser de chocolate ao leite, meio amargo, branco ou amargo, podendo ser tingido para ganhar cores diferentes e divertidas. Além de ser superfácil de fazer, claro!

>>> Prepare sobremesas maravilhosas com ganache

7. Cream cheese frosting

Do inglês, significa “cobertura de cream cheese” e é a combinação perfeita do red velvet (aquele bolo vermelho lindo!). É bom para ficar em temperatura ambiente quando não está muito calor – e tem um sabor incrível!

8. Glacê real

Indicado para acabamentos com desenhos em relevo. Não há necessidade de ser refrigerado, o que é bom para os bolos que ficam em exposição.

9. Marzipã

Ele é ótimo para bolos decorados, pois é fácil de modelado como a pasta americana, sendo o seu sabor de amêndoas o diferencial. Por usar as castanhas na sua produção, custa mais caro do que a pasta – e por isso foi substituído por ela.

10. Cacau em pó

É fácil, charmosa, simples e pode ser utilizada no frio ou no calor. Quem não gosta de mais chocolate?

11. Brigadeiro

Para deixar o seu bolo muito melhor, nada mais gostoso do que fazer um brigadeiro (branco, tradicional ou rosa) para cobri-lo, não é?

12. Cobertura crocante de chocolate

Aquele bolo maravilhoso de cenoura precisa de uma calda crocante de chocolate e muito açúcar (senão não tem a menor graça).

13. Açúcar de confeiteiro

O estilo naked cake faz sucesso estrondoso desde aniversários de crianças até casamentos elegantes. Além das belas frutas e flores que o decoram, você pode apostar no açúcar para dar aquele toque branquinho no bolo, como se fosse uma “neve” adocicada.heart

14. Doce de leite

No recheio, na cobertura e em qualquer momento da sua vida, o doce de leite é a resposta. Principalmente se for naquele bolo de churros maravilhoso! E o lado bom é que ele não tem problemas com temperaturas yes

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s