Gastronomia

5 receitas fáceis para celebrar o brigadeiro – o mais brasileiro dos doces

Não existe doce mais brasileiro e mais querido que o brigadeiro.

Criado em São Paulo em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à Presidência da República nos anos 1940, o docinho logo se espalhou pelo país. Para fins de comemoração, determinou-se que o dia exato em que foi apresentado ao político foi 10 de setembro de 1945. Assim, o brigadeiro completa 73 anos em 2018.

O aniversário é do doce, mas a festa é nossa! Trazemos aqui 5 receitas para celebrar o brigadeiro, doce preferido por 9 entre 10 convidados das festinhas infantis e comfort food perfeito para todas as horas.

Brigadeiro tradicional

(klebercordeiro/Thinkstock)

Sem muitas enrolações – a não ser para preparar os docinhos para uma festa –, a receita de brigadeiro tradicional é perfeita para quem quer fazer aquele brigadeiro igual ao da mãe, da avó e da bisavó. Uma delícia atemporal!

Brigadeiro vegano

(Alexandra Vaz/BOA FORMA)

À base de biomassa de banana verde e com leite de coco no lugar do leite condensado de vaca, esta receita de brigadeiro vegano é perfeita para quem não abre mão nem de um doce delicioso nem de seus hábitos alimentares.

Brigadeiro de alfarroba

(PauloVilela/Thinkstock)

A alfarroba é um vegetal que faz bonito ao subsituir o cacau nos mais diversos pratos. Nesta receita de brigadeiro de alfarroba, ela entra em pó na massa e na cobertura dos docinhos.

Brigadeiro low carb

(rodrigobark/Thinkstock)

Quem não pode ou não quer consumir muitas calorias ou carboidratos também tem todo o direito a docinhos gostosos. A receita de brigadeiro low carb é ideal para estes casos e, por ser mais molinha, deve ser comida em colheradas.

Brigadeiro na panelinha com castanha de caju

(Restaurante Marakuthai/Divulgação)

O brigadeiro tradicional ganha uma cobertura especial nesta receita de brigadeiro na panelinha com castanha de caju. Perfeito para servir em reuniões com os amigos em casa.