5 receitas típicas para celebrar o Dia do Nordestino

Acarajé, bolo Souza Leão, baião de dois, peixada e dadinhos de tapioca: qual é a sua receita favorita para comemorar o Nordeste do Brasil?

Para comemorar o centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva – o popular poeta, cantor, compositor e improvisador cearense que atendia por Patativa do Assaré –, em 2009 foi estabelecido que 8 de outubro é o Dia do Nordestino.

A data é uma exaltação das tradições e as pessoas incríveis dos nove estados que compõem a região (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Nossa contribuição nesta festa é trazer para você cinco receitas típicas do Nordeste que merecem ser apreciadas sem fronteiras.

Acarajé

Receita de Acarajé

 (Comitê Umami/Divulgação)

Especialidade afrobrasileira que é a cara da Bahia, o acarajé reúne massa de feijão com camarões e azeite de dendê – além da pimenta, para “esquentar” esta delícia.

Bolo Souza Leão

 (Margarina Puro Sabor/Divulgação)

Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco, este bolo de mandioca e leite de coco é delicioso e merece ser apreciado em todo o Brasil!

Baião de dois com queijo coalho

Baião de dois

 (Bar do Biu/Divulgação)

Surgiu no Ceará, se espalhou pelo Nordeste e logo tomou todo o país. A receita leva arroz, feijão de corda, carne suína, carne seca e queijo coalho. Não tem como dar errado.

Peixada

Receita de peixada

 (Divulgação/Divulgação)

Aproveitando a riqueza do litoral nordestino, a peixada valoriza as espécies de peixes locais e tem variações de estado para estado. Esta receita é a baiana.

Dadinhos de tapioca com queijo coalho

Divulgação/Restaurante Mocotó

 (Restaurante Mocotó/Divulgação)

A tapioca está presente no dia a dia das casas nordestinas em diferentes receitas. Escolhemos um hit: a de dadinhos da fécula de mandioca (ingrediente-base da tapioca) com queijo coalho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s