5 receitas veganas doces e salgadas bem fáceis de fazer

Pratos deliciosos para comemorar o Dia Mundial Vegano - e todos os outros dias em que você não quiser colocar ingredientes de origem animal nas refeições.

Diminuir ou abandonar totalmente o consumo de carne é uma tendência mundial: de acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria e análise de dados GlobalData, 70% da população do planeta vive nesse ritmo alimentar neste momento. Quando o assunto se aprofunda e vai para não consumir nenhum ingrediente de origem animal – ou seja, aderir ao veganismo –, quase metade dessas pessoas declara já viver assim ou considerar essa possibilidade para um futuro próximo.

O veganismo é um movimento tão definitivo e importante dos nossos tempos que tem um dia para chamar de seu: 1º de novembro é o Dia Mundial Vegano.

Para comemorar, trazemos aqui cinco receitas veganas doces e salgadas muito deliciosas e bem fáceis de fazer. Valem para a data, valem para todos os outros dias do ano. Delicie-se!

Baião de dois vegano com coração de bananeira

Baião de dois vegano

 (Chef Lidiane Barbosa/Divulgação)

O baião de dois não precisa de carne para ficar saboroso. Nesta receita adaptada do tradicional prato nordestino, o coração de bananeira dá o toque extra de sabor.

Veja também

Arroz da Mongólia vegano

Arroz da Mongólia vegano

 (Tantra Mongolian Grill/Divulgação)

Acompanhado por legumes, verduras e cogumelos que encontramos em qualquer supermercado, este prato é uma ótima pedida para reuniões com as melhores amigas em casa em dias de folga.

Hambúrguer vegano de grão-de-bico

Hambúrguer vegano

 (Hotéis Mercure e Ibis Campinas (SP)/Divulgação)

Um hambúrguer gostosíssimo feito com massa de grão-de-bico e acompanhado por shiitake, abobrinha e manjericão. A receita rende cinco unidades – já escolhe as amigas para compartilhar essa delícia!

Bolinho vegano de melado

Bolinho vegano de melado

 (Senac Ead Curso de Cozinha Vegetariana/Divulgação)

Bolinhos beeem macios à base de melado e especiarias, recheados com doce de leite vegano e cobertos com chocolate vegano: impossível resistir! Se você quiser levá-los para o lanchinho do trabalho, por exemplo, pode dispensar recheio e cobertura para evitar melecar a mesa – é maravilhoso assim também!

Iogurte vegano de tofu com geleia de frutas vermelhas

Iogurte vegano de tofu

 (Nutrindo Ideais/Divulgação)

Um iogurte bem fresquinho coberto com uma geleia azedinha-doce de amoras e goji berry. Perfeito para dias e noites quentes e para aquele lanchinho da tarde em casa.

☆ Pedras, cristais e rituais de proteção: saiba como usar ☆