9 receitas para aproveitar as frutas que estão na época em março

Frutas da época são mais saborosas e custam menos; aproveite-as em receitas doces e salgadas e também em bebidas.

Consumir frutas da época – ou seja, que estão no mês de amadurecimento natural, sem a necessidade de estímulos artificiais para crescerem e ficarem mais vistosas – só traz benefícios. Em primeiro lugar, é o período em que elas estão mais saborosas. Também é quando custam menos, já que a safra abundante torna a oferta maior, o que derruba os preços.

Em março, são nove as frutas que estão na época: abacate, abacaxi, ameixa, banana-nanica, goiaba, jaca, limão, maçã e pera. Que tal aproveitar a facilidade de comprá-las e fazer receitas bem gostosas com elas? Trazemos aqui uma sugestão para cada.

Wrap de ovo mexido e abacate picante

Receita de wrap de ovo mexido e abacate

 (istetiana/Thinkstock)

Abacate pode e deve ser usado em pratos salgados além da guacamole. Aqui, ele é bem condimentado com pimentas e temperos para coestrelar a receita de wrap.

Suchá de abacaxi e erva-doce

Suchá de abacaxi e erva-doce

 (Thon_Varirit/Thinkstock)

Detox e refrescante, esta bebida é um mix de suco e chá – daí o nome “suchá” – e cabe em todos os momentos do dia, seja para saborear sozinha ou para acompanhar uma refeição.

Musse de ameixa fresca

Musse de ameixa fresca

 (Acervo/CLAUDIA)

A ameixa vermelha fresca rende uma sobremesa muito deliciosa. Se você ou algum de seus convidados não puder ou não quiser consumir bebida alcoólica, basta substituir a cachaça da receita por suco de maçã, que não interfere no sabor nem na textura da receita.

Panqueca de banana-nanica

Panquecas de Banana

 (Margarina Amorela/Divulgação)

Qualquer café da manhã ou da tarde fica mais gostoso com panquecas de banana. E o melhor: a banana-nanica volta a estar na época entre agosto e novembro. É receita para fazer agora e guardar para fazer novamente no segundo semestre!

Compota de goiaba

Compota de goiaba

 (Gil Gondim/Divulgação)

Quando bater aquela vontade de comer um doce “raiz”, a compota de goiaba é uma ótima pedida. As frutas podem estar bem maduras para fazer esta receita, o que significa que, além de muito gostosa, ela evita o desperdício.

Carne de jaca

Carne de jaca desfiada

 (Divulgação/Divulgação)

Substituta da carne animal para os veganos, a carne de jaca conquista o paladar dos onívoros também. Ideal para aderir à segunda-feira sem carne.

Bolo de limão

Bolo de limão

 (Acervo/CLAUDIA)

Um bolo clássico e levinho, ideal para o café da manhã do dia a dia ou para um lanche da tarde caprichado.

Torta de maçã

Torta de maçã

 (Massas e biscoitos Pilar/Divulgação)

A tradicional torta de maçã ganha um toque diferente por ser finalizada com biscoitos de maisena triturados. É um pouco demorada, mas muito fácil de fazer.

Peras ao vinho tinto

Peras ao vinho tinto

 (USA Pears/Divulgação)

Uma sobremesa com apresentação sofisticada e tão simples de fazer: em 15 minutinhos está tudo pronto!

☆ Pedras, cristais e rituais de proteção: saiba como usar ☆