Ceia criativa: receita de rolinhos de salmão com vegetais

Diversificar os pratos da noite de Natal e deixá-la mais gostosa e nutritiva pode ser bem fácil. Descubra como fazer

O salmão é uma opção leve, versátil, rápida de preparar e ainda é fonte de ômega 3 e vitaminas D, B3, B6 e B12. Confira essa receita saudável de rolinhos de salmão com vegetais e ricota que, além de ficar linda à mesa, serve tanto de entradinha quanto de prato principal.

Ingredientes:

– 1,2 kg de salmão
– 500 g de espinafre
– 1 xícara de tomate seco
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1 colher (sopa) de alho seco em pó
– 1 colher (sopa) de orégano seco
– 200 g de ricota ou cottage
– 1/2 xícara de vinho branco
– sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Deixe as folhas de espinafre limpas de molho em água quente por alguns minutos. Separadamente, deixe de molho também os tomates secos, mas em água fria, até amolecê-los totalmente. Escorra a água dos dois recipientes. Reserve as folhas e pique os tomates, temperando com azeite de oliva, alho seco e orégano. Corte o salmão longitudinalmente em lâminas médias. Tempere com sal e pimenta e cubra cada lâmina com algumas folhas de espinafre, uma colher de tomates picados e uma colher de ricota ou cottage. Enrole cada lâmina de salmão e prenda com palitos para que não desenrole. Coloque os rolinhos em uma travessa, regue com o vinho branco e leve ao forno por cerca de 10 minutos em temperatura média (180°C) ou até que o salmão esteja assado. Retire e sirva, quente ou frio.

Dicas para incrementar a ceia:

– Faça um molho misturando 2 colheres (sopa) de mostarda, 3 de maionese e 3 de iogurte natural. Despeje sobre os rolinhos prontos, dando mais sabor e charme ao prato.
– Para arrumar a mesa, abuse das cores natalinas, faça arranjos em taças, coloque velas em potes de vidro, amarre guardanapos com barbantes rústicos e ramos de alecrim, etc.
– Harmonize com vinhos brancos ou tintos delicados, como pinot noir ou gamay, ou com uma cerveja blond ale de corpo médio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s