Como harmonizar os azeites

Fáceis de fazer, eles podem ser combinados com ervas, frutas, legumes e pimentas e modificam o sabor da comida. Confira algumas receitas!

Harmonize a comida e o azeite sem abrir mão do sabor!
Foto: André Fortes

Azeite com manjericão

Esta mistura de azeite combina para temperar massas, queijos frescos, batata assada, sopa de legumes, salada de tomate e queijos.

Ingredientes

. 1 maço grande de manjericão
. 1 xícara (chá) de azeite de oliva espanhol

Modo de Fazer

Limpe o manjericão, separe as folhas e lave muito bem e seque-as com toalha de papel. Transfira as folhas de manjericão para o copo do processador e junte ½ xícara (chá) de azeite de oliva. Bata por 3 minutos ou até um purê e transfira para uma tigela. Acrescente, aos poucos, o azeite de oliva restante, sem parar de mexer. Cubra a tigela com um filme plástico e deixe repousar, em temperatura ambiente, de um dia para o outro. No dia seguinte, coe a mistura em uma peneira forrada com um pedaço de musselina e guarde em um recipiente bem limpo e seco dentro da geladeira. Despeje a mistura em uma garrafa limpa e bem seca.

Azeite com agrião

Use esta receita para servir com carnes brancas grelhadas, saladas e queijo minas fresco.

Ingredientes

. 1 maço médio de agrião
. ½ xícara (chá) de azeite de oliva espanhol
. 1 colher (chá) de sal

Modo de Fazer

Lave o agrião sob água corrente, seque-o com toalha de papel e separe somente as folhas e os talos mais macios. Junte todos os ingredientes num liquidificador e acrescente ½ xícara (chá) de água. Bata por 2 minutos. Despeje em uma panela, leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até que o líquido fique bem verde. Não deixe ferver muito. Retire do fogo. Passe a mistura por uma peneira de malha bem fina. Guarde dentro da geladeira.

Azeite com limão

Esta mistura é ideal para peixes, saladas, carnes, aves e frutos do mar.

Ingredientes

. 2 limões sicilianos
. ½ xícara (chá) de azeite de oliva espanhol

Modo de Fazer

Lave os limões, seque com toalha de papel, raspe as cascas e junte o azeite de oliva. Feche o recipiente muito bem e deixe tomar gosto por 3 dias.

Azeite com pimentão

Ótimo acompanhamento para carne de porco assada, massas, saladas de grãos e batata cozida ou assada.

Ingredientes

. 1 pimentão grande (vermelho, amarelo ou verde)
. 2 e ½ xícaras (chá) de azeite de oliva espanhol

Modo de Fazer

Lave o pimentão, tire as pontas, parta-o ao meio e elimine as sementes. Reserve. Coloque o azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo por 1 minuto. Abaixe o fogo o máximo possível. Junte o pimentão e deixe no fogo por 6 horas, sem ferver. Se necessário, retire do fogo e volte ao amornar. Deixe a mistura esfriar e transfira-a para o liquidificador. Bata por 2 minutos, passe a mistura por uma peneira de malha fina, coloque em recipiente limpo e guarde dentro da geladeira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s