Como organizar um jantar formal: saiba onde vai cada item da mesa

Saiba como você pode arrumar os principais itens de uma mesa de jantar para receber os convidados em alto estilo, de maneira elegante.

Como organizar um jantar formal: saiba onde vai cada item da mesa

Sem preocupações, você pode deixar seu jantar muito mais elegante!
Foto: Helga Cristina

Se quiser seguir as regras formais na hora de organizar a mesa de seu jantar ou almoço, não se preocupe: é mais simples do que parece! Em uma imagem, você tem tudo necessário para acertar o lugar dos talheres, quais utilizar, onde colocar os copos e até quantos pratos deve ter o seu menu. Veja como é fácil:

1. O pratinho de pão fica na diagonal do prato à esquerda. A faca de manteiga deve ficar atravessada no alto do pratinho de pão. O cabo voltado para a esquerda.

2. Se quiser colocar o nome de cada convidado no lugar certo, ele deve ficar acima dos talheres de sobremesa e do prato de pão, à esquerda dos copos.

3,4 e 5. Apenas quatro copos devem ser colocados à mesa, na ordem em que serão usados: vinho branco, vinho tinto, água, champanhe. Se for servir apenas um tipo de vinho, coloque somente uma taça; se não for servir champanhe, coloque apenas os outros três.

6 e 7. Os talheres de sobremesa são colocados acima do prato. O cabo da colher voltado para a direita, e o do garfo, abaixo, virado para a esquerda.

8. Os guardanapos devem ficar à esquerda dos garfos ou dobrados no centro do prato.

9, 10, 12, 13 e 14. A faca fica à direita, com o corte voltado para o prato. O garfo vai à esquerda e a colher de sopa deve ficar à direita da faca.

11. Os pratos devem ficar empilhados em ordem de uso. O sousplat (pronuncia-se suplá), colocado na base, serve apenas de enfeite.

15. A xícara e o pires de café normalmente não estão na montagem da mesa, mas coloca-se à direita, depois dos talheres.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s