Dicas para levar seu frango grelhado a outro nível

Já deu de comer filé borrachudo e sem sabor, né?

Se precisasse contar quantas vezes na vida você comeu um filé de frango duro, borrachudo, sem gosto e ressecado, já teria perdido as contas. Uma comida tão fácil, uma receita tão saudável e tantas variações possíveis não parecem nunca resultar em um prato suculento, cheiroso, saboroso e delicioso. Não precisa mais se desesperar, pensando em uma outra coisa para fazer em casa quando só tiver frango: essas dicas são tiro e queda!

Descongele naturalmente

Nada de deixar o seu peito de frango dentro de uma bacia de água ou em temperatura ambiente. O segredo para evitar a perda de suculência do prato é deixar que ele descongele completamente na geladeira. Essa técnica também ajuda a evitar o “choque térmico”, que contrai as fibras, deixando-o duro.

Temperos diversos

A grande graça de cozinhar é poder variar, com muita liberdade, os temperos do seu alimento. Dá para usar de tudo: iogurte, molho inglês, ervas finas, molho de tomate… Cuidado apenas com o limão, vinagre e sal: marinadas que levam esses ingredientes podem ressecar a carne, se deixados por muito tempo. Ah, sempre lembre de escorrer bem antes de grelhar, ok?

Salgando bem, que mal tem?

Se você não quiser usar nenhuma salmoura ou marinada, só tempere o frango após a selagem – o processo de grelhar os dois lados do filé. Assim você evita que ele perca muita água e, consequentemente, a suculência.

ThinkStock/GettyImages ThinkStock/GettyImages

Corte perfeito

Se ficarem muito finos, os filés vão secar mais rápido e parecer aquela velha sola de borracha que você já conhece. Experimente cortar o frango com uns dois dedos de altura – e tente manter o mesmo tamanho para todos, claro. Se não ficarem exatamente iguais, use um martelo (ou outro aparato) para bater levemente o filé e igualar.

Melhor qualidade que quantidade

Adicionar vários pedaços de uma vez desregula a temperatura da panela, fazendo com que uns cozinhem mais rápidos do que outros. A dica é colocar um ou dois por vez para controlar tanto tempo quanto temperatura.

Grelhado de mestre

O truque é mais simples do que parece: algumas dicas bem práticas ajudam a fazer o peito de frango grelhado mais gostoso que você já comeu na vida.

1. Aqueça a panela (que precisa ser mais alta que uma frigideira) em fogo alto até ficar bem quente. Então adicione azeite ou manteiga e cubra o fundo.

2. Coloque a carne e reduza para fogo médio. Deixe dourar por 1 minuto. SEM MEXER!

3. Passado o tempo, vire os filés e tampe a panela. Cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Atenção: não destampe nem deixe mais do que o tempo indicado. Isso é muito importante!

4. Desligue o fogo e deixe mais 10 minutos dentro da panela tampada. Obs: se o seu fogão for elétrico, descanse a panela na bancada.

Se você quiser usar um termômetro para chegar na temperatura exata, saiba que o ponto perfeito é a 73.9 ºC.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s