Expectativa x realidade: como evitar 10 erros comuns de receitas

Calma, você não é um desastre na cozinha sem salvação!

Quem nunca se deparou com uma foto linda de uma receita incrível na Internet e resolveu testar? Mas a vida real não é tão bonita quanto no Pinterest nem no Instagram… E algumas comidas podem ficar bem diferentes da original! Que tal anotar estas dicas simples antes de testar algo novo? Assim você garante a refeição e o clique!

1. Petit gateau

A receita que ficou famosa com o chef francês Erick Jacquin pode parecer simples, mas esconde alguns segredos de preparo. A temperatura e o tempo exato de forno garantem um bolinho macio por fora e cremoso por dentro, com aquela calda maravilhosa escorrendo. Além disso, não esqueça de untar as formas – caso contrário vai ser praticamente impossível retirar o petit gateau de dentro delas! Que tal variar os recheios do doce? Dá para fazer de doce de leite, chocolate branco…

2. Brigadeiro recheado

Brigadeiro já é incrível, recheado então, é de comer ajoelhado! Só tem um pequeno porém: chegar no momento das bolinhas perfeitamente enroladas. Ainda bem que tem um passo a passo que te ensina a fazer isso, sem drama!

3. Cookies

Para acertar no preparo dos biscoitos, você precisa ficar atenta a dois detalhes: deixar a massa na geladeira antes de abrir e cortar e também preferir uma massa menos espessa. O cookie costuma crescer quando assa, mesmo que pouco, e isso faz com que o mais grosso se espalhe e se junte com os outros pedaços.

4. Bolo na forma de silicone

Dentre os muitos erros que podem acontecer quando você decide preparar um bolo, esse é o menor dos seus problemas. O único truque aqui é untar a forma (mesmo sendo de silicone!) e também levá-la ao forno com uma outra assadeira embaixo para dar suporte.

5. Chips

Ah, a doce delícia de fazer seus próprios chips! Dá para usar mandioca, batata, tomate e até pepino – a grande questão é como fazer com que fiquem bem fininhos e crocantes? Bom, duas dicas: invista em uma mandolina e deixe as rodelas de molho em água gelada antes de fritar ou assar. wink

6. Torta de maçã

Que tal deixar um timer no seu celular ou até mesmo comprar um para deixar na cozinha? Assim você evita queimar a sua tortinha de maçã com essa arte trançada – que já é uma grande vitória!

7. Enroladinho de salsicha

Felizmente, essa receita você pode ver em um vídeo bem rapidinho que mostra o quão fácil é preparar um enrolado divertido de salsicha!

8. Suflê

Não, você não está sozinha no time do “meu suflê afundou”! A receita é cheia de truques parar acertar o ponto – e também requer um tanto de paciência para isso. Deixar as claras chegarem ao ponto de neve é essencial, bem como garantir que o recipiente que elas serão batidas esteja completamente limpo. Confira outras dicas espertinhas para deixar o suflê lindão aqui.

9. Macarons

Ele é lindo, cheiroso, charmoso, francês e rico de cores e sabores; leva poucos ingredientes e tem um modo de preparo relativamente simples perto de outras sobremesas, mas pode levar um ser humano à loucura na hora de acertar o ponto. Para criar a casquinha crocante e o meio cremoso, você precisa deixar as claras na geladeira alguns dias antes e garantir a temperatura do forno para não queimar.

10. Caramelo

Se você nunca sofreu uma queimadura com caramelo (mesmo que pequena), tem sorte! Os pontos das caldas de açúcar são difíceis de acertar só no olho, portanto, você pode contar com um termômetro para ajudar nessa tarefa. Se não tiver um, espere até que ela comece a escurecer, próxima de um tom de Guaraná ou âmbar, mas ainda clara. Retire do fogo – o caramelo continua cozinhando por alguns minutos por estar quente!