Las Chicas, Gourmet Garage

Um livro não apenas para ter na prateleira da cozinha, e sim botar a mão na massa!

 

Las Chicas, Gourmet Garage

Carla Pernambuco e Carolina Brandão, autoras do livro Las Chicas
Foto: Divulgação

Para aquelas que amam culinária, aqui vai uma dica imperdível: Las Chicas, Gourmet Garage

Um livro lindíssimo, cheio de receitas, fotos e um pouquinho da história de suas autoras, e também donas do restaurante Las Chicas, Carla Pernambuco e Carolina Brandão.
 
Em uma conversa super bacana, elas contaram um pouco de como surgiu a ideia do livro, a parceria e revelaram suas receitas preferidas!
 
 
Vocês contam no livro como ficaram amigas e se conheceram há alguns anos, mas e a ideia de abrir o restaurante Las Chicas, como surgiu?
 
Carla: A ideia da Gourmet Garage nunca saiu de meus planos, o Carlota nasceu para ser uma Deli, há 18 anos, depois experimentei no Carlotinha Verydeli, sempre quis ter um negócio com este formato. Era o momento certo para coloca-lo em prática. Ao mesmo tempo, Carolina esta pronta para pilotar um negócio próprio e queria isso. Trabalhamos juntas desde quando Carol estagiou aqui no Carlota, com na época 19 aninhos (agora tem 31), depois saiu por 2 anos foi estudar fora do país, no retorno retomamos a parceria, inicialmente no Carlota, assim, com mais de 10 anos na gerencia do Carlota, Carolina passou a sócia.
Carolina: Na verdade a ordem dos acontecimentos é outra , fomos apresentadas uma à outra pelo meu tio, Ignácio de Loyola Brandão, me tornei estagiária do Carlota e em seguida funcionária, ao longo do tempo nos tornamos parceiras e amigas, o Las Chicas foi uma sequência natural da parceria. 
 
O conceito do restaurante é servir uma comida gostosa, apresentável, mas com toda rapidez e praticidade que o cotidiano necessita. É difícil juntar todos esses elementos, mesmo com o restaurante lotado?
 
Carla: Conceito entendido, processo ajustado e equipe (permanentemente) treinada fazem com que isso seja viável.  
Carolina: Depende de muita criatividade, bons ingredientes e público para inspirar.
 
A alta gastronomia que vocês tanto prezam, e falam no livro, não tem a ver com luxo, e sim com a comida boa e a apresentação do prato, certo?
 
Carla: Perfeito, essa é a ideia central, uma comida saborosa, saudável, bonita e na medida certa para quem tem pouco tempo para comer. 
Carolina: Sim, alta gastronomia é sinônimo de boa comida, bem feita e com ingredientes selecionados. 
 
Vocês acham que o conceito de garage gourmet foi bem aceito pelo público paulistano?
 
Carla: Sem dúvida. São Paulo apresenta padrões de maturidade gastronômica idênticos às grandes metrópoles do planeta.  
Carolina: Sim, é o que mostra a evolução do trabalho.
 
O livro foi lançado recentemente e além de contar um pouco da historia de vocês tem algumas receitas incríveis. Como surgiu a ideia de escrevê-lo?
 
Carla: É algo assim como a coroação de uma ideia que deu muito certo. Há algum tempo venho desenvolvendo projetos literários com algumas editoras (tenho 8 livros publicados ao todo, a Carolina foi colaboradora de 4 deles e é co-autora do As Doceiras e do Las Chicas) e quando souberam do empreendimento e das bases conceituais, não foi difícil transformar isso em livro. 
Carolina: O livro faz-se necessário já que registra o trabalho e, além disso, o público pede, gera maior intimidade do público com o restaurante.
 
As receitas descritas no livro foram selecionadas por vocês? Vocês conseguiriam eleger o prato preferido de cada uma?
 
Carla: O livro tem nossas receitas preferidas. Talvez hoje eu prefira uma e amanhã outra. O importante é que foram criteriosamente criadas e desenvolvidas para atender a proposta da Gourmet Garage Las Chicas. 
Carolina: Sim, escolhemos baseado em gostos pessoais e nas coisas que mais vendem. Preferido é difícil, são alguns, Ovo soft, Picadinho, Polenta com linguiça artesanal, bolo de chocolate branco com frutas vermelhas, entre outros… 
 
Além de cuidar dos restaurantes, lançar um livro, vocês têm planos para esse ano?
 
Carla: Sempre temos muitos planos, no momento a prioridade é manter a qualidade e o ritmo de inovação. 
Carolina: Para 2013 os planos incluem a ampliação do Las Chicas e reinventar tudo o que já fizemos.