O pão certo para cada sanduíche

Pão italiano é bom para brusqueta; ciabata combina com legumes e pão sírio é perfeito com rosbife. Conheça as melhores combinações de sanduíches

O pão integral rende lanches que valem por uma refeição, pois levam farinha integral no preparo
Foto: Dercílio

Verdade seja dita, difícil definir qual pão é o mais gostoso. Com diferentes texturas, combinações de ingredientes e sabores, todos os pãezinhos são superapetitosos e, aparentemente, rendem sanduíches incríveis. O fato é que cada pão combina com um tipo de recheio.

O pão integral, por exemplo, feito com a mistura das farinhas branca e integral, é perfeito para quem tem pressa na cozinha e quer garantir uma refeição rápida e saudável – os alimentos integrais têm mais fibras e dão mais saciedade. Na hora de preparar um belo sanduíche com pão integral, recomenda-se combiná-lo com verduras, queijo branco, patês e atum, pois os sabores se complementam.

O pão certo para cada sanduíche

O pão italiano é perfeito para lanches abertos, como a brusqueta. Dica: torre as fatias antes de rechear e opte por tomate, cebola, queijos, azeite e manjericão para cobertura.

O pão certo para cada sanduíche

Pão sírio é um pão mais fino e seco, típico da culinária árabe. Para suportar o recheio, é bom tostá-lo antes. Patês, queijos cremosos e rosbife rendem uma
boa combinação.

O pão certo para cada sanduíche

De origem italiana, o pão ciabata tem o miolo leve e a casca firme. É o tipo de pão que pede um molho mais estruturado. Aposte em legumes grelhados e frios de sabor suave.

O pão certo para cada sanduíche

O pão francês é o mais versátil e fácil de ser encontrado em qualquer lugar. Também disponível na versão integral, aceita recheios diferentes, como carnes, frios, queijos e ovos.

 

Dicas para ter pães sempre fresquinhos

· Congelar o pão francês logo que é comprado é uma boa técnica. Para tanto, conserve-o em embalagem plástica para que não resseque dentro do freezer. Quando quiser comê-lo, basta aquecer em forno médio por cerca de 10 minutos.

· Se o pãozinho ficou guardado no saco de papel (dentro ou fora do freezer) e ressecou, fique tranquila: basta molhar a mão com água e passar levemente no alimento, deixando-o úmido. Ou, ainda, borrifar um pouquinho de água. Depois, é só levar o pãozinho ao forno por mais ou menos 5 minutos.

· O pão de forma pode durar muito mais se for conservado na geladeira. Na hora de montar o seu sanduíche, é só colocar as fatias na torradeira ou na frigideira e deixá-las bem crocantes e quentinhas.

 

Prepare deliciosas receitas com estes pães