O segredo do brigadeiro perfeito

Dona da primeira brigaderia gourmet do Brasil, a Maria Brigadeiro, em SP, Juliana Motter fala sobre chocolate e ensina sua receita mais tradicional e preferida

 

Tipicamente brasileiro, esse clássico docinho virou mania nas festas de casamento e substitui as sobremesas mais requintadas
Foto: Ricardo Correa

O brigadeiro deixou de ser apenas um docinho comum quando Juliana Motter sofisticou a receita e abriu uma casa para oferecer mais de 40 tipos da guloseima. Ao entrar na loja Maria Brigadeiro, mal dá para imaginar que tantas opções são produzidas na mesma cozinha, isolada por painéis de vidro. Segundo ela, o brigadeiro é um doce que traz memórias afetivas para todo mundo. E qual é o segredo de tanto sucesso? O chocolate usado na receita!

Abaixo a expert dá dicas e ensina sua receita preferida. Confira:

O segredo do brigadeiro perfeito

Pequena empresária de sucesso, Juliana é a responsável pela criação de um novo conceito: o de “brigadeiro gourmet”.
Foto: Divulgação

Qualidade

“Um bom chocolate deve derreter na boca, ser crocante, ter brilho e aroma típicos de chocolate. Quanto mais amêndoa de cacau na fórmula, melhor.”

Ponto certo

“Chocolate não pode queimar. Ao derreter no fogão, leve-o em banho maria até chegar à temperatura média. Para checá-la, encoste nos lábios. Se não queimar, esse é o ponto certo.”

Complementos

“O doce combina com tudo. De frutas secas a castanhas e bebidas alcoólicas. Use a criatividade e ingredientes de boa procedência.”

Brigadeiro gourmet

Genuinamente brasileiro, o doce é a base curinga para muitas receitas. Juliana ensina sua fórmula de sucesso, mas avisa: “Jamais substitua o chocolate pelo achocolatado ou troque a manteiga pela margarina”.

Tome nota da receita:

Ingredientes

· 1 lata de leite condensado

· 4 colheres (sopa) de chocolate em pó ou 8 colheres (sopa) de raspas de seu chocolate ao leite favorito

· 1 colher (sopa) de manteiga extra

· Raspas de chocolate para confeitar

Modo de preparo

Despeje a lata de leite condensado na panela. Acrescente o chocolate, misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até chegar ao ponto. Ou seja, até que a massa se desgrude do fundo da panela, o chocolate ganhe uma cor marrom-escura e a massa fique pesada na colher. Retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as nas raspas de chocolate e, acomode-as nas forminhas de papel plissado. Rende 30 porções.

Livro sobre o queridinho

Curiosidades e receitas fazem parte do livro dedicado ao mais famoso docinho do Brasil. A obra também traz dicas sobre preparo, como montar a mesa em festinhas e até como harmonizar o doce com vinhos.

· O Livro do Brigadeiro, Juliana Motter ( Editora Panda Books, 96 páginas).

Clique na imagem abaixo e confira uma seleção incrível com receita de brigadeiro, do doce tradicional às sobremesas mais requintadas:

 

O segredo do brigadeiro perfeito

 

* Com conetúdo da revista MANEQUIM