Pinhão: comida típica do inverno é bastante versátil

Fruto da araucária, o pinhão é uma delícia se preparado na panela de pressão, assado ou incrementando receitas diversas

Fonte de vitaminas para o organismo, o pinhão é um alimento delicioso do inverno
Foto: Kiko Ferrite

O pinhão é fruto da araucária, árvore encontrada principalmente no sul do país, onde o clima é mais frio. Ele se forma dentro das pinhas e, apesar de ter uma linda casca acastanhada, a parte comestível é a polpa. Para consumi-lo “no ponto”, cozinhe o pinhão em fogo baixo, para que o sabor fique mais acentuado.

A panela de pressão é uma boa alternativa, pois encurta a tarefa sem alterar muito o paladar. Coloque as sementes no utensílio com um pouco de sal e cubra com água (um palmo acima delas). Quando pegar pressão, abaixe a chama e espere 40 minutos. Desligue e escorra o pinhão depois que o vapor sair. Você também pode optar por assar os pinhões – ou na churrasqueira ou na brasa de uma fogueira.

Farinha caseira

Para deixar bolos e pães mais saudáveis, troque parte da farinha branca pela de pinhão. Prepará-la é fácil: descasque as sementes cruas, corte-as em pedacinhos e deixe secar ao sol. Em seguida, moa num processador até virar pó. A validade é de seis meses. “Se for difícil descascar o pinhão cru, cozinhe antes. Mas a farinha ficará úmida e a validade cai para uma semana”, diz a nutróloga.

Receitas com pinhão

Bom para o organismo

Composto basicamente de amido – um estoque de energia para o seu organismo – cada porção de seis unidades (100 g) conta com apenas 177 calorias.

Mas os benefícios não param por aí: o pinhão é fonte de vitaminas do completo B, cálcio, ferro, fósforo e proteínas, segundo a nutróloga Cristiane Coelho.

Você sabia que…

… os esquilos contribuem na produção de pinhão? Eles costumam enterrar as sementes e se esquecem de comê-las, dando origem assim a novos pés de araucária.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s