Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Que tal experimentar uma ceia de Natal sem peru?

Já que estamos prontos para celebrar a vida, aceite o desafio de montar uma ceia inteiramente vegetariana. A gente te ajuda com dicas e receitas infalíveis!

Por Stefanie Silveira (colunista)
Atualizado em 11 abr 2024, 17h30 - Publicado em 9 dez 2015, 10h02

Faz um tempo que venho pensando nesta coluna e reunindo informações para ela. Por mais que eu já tenha experiência em alguns Natais vegetarianos nos últimos anos, fiz uma extensa pesquisa para combinar aqui receitas que fossem saborosas, não muito caras e também não muito difíceis de fazer. A ideia é que você tenha uma seleção de boas opções para compor uma ceia vegetariana para carnista nenhum botar defeito.

O Natal celebra a vida, então quer coisa mais bacana do que deixar o peru lá vivinho da silva? É claro que se a sua família não for vegetariana vão haver protestos pela tal ave. Creio eu que muito mais por uma tradição instalada do que pelo sabor mesmo, porque é bem difícil fazer um peru 100%. Se esse for o seu caso, não desanime, peça para quem quer o peru levá-lo para a ceia e você fica responsável pelos outros pratos (lá em casa é assim). Ou então se você não é vegetariano, mas vai receber amigos ou parentes que são, pode aproveitar as opções para agradá-los também.

Com as receitas que separei, aposto que vai sobrar muito peru para o almoço do dia 25. Confere aí!

Entradinhas

Thinkstock
Thinkstock ()

Um mix de pastas com pão sírio pode ser uma boa opção aqui. Babaganuche, hommus, caponatas diversas e patês de tofu com azeitonas são opções saborosas e em conta. Para arrasar, corte o pão sírio em pedaços, pincele com azeite, polvilhe zaatar e leve ao forno por alguns minutos até ficar crocante. Coloque também na mesa alguns tomatinhos cereja, azeitonas sem caroço e pepinos em conserva para os convidados comerem junto com os pães e as pastinhas.
 
Prato principal

Thinkstock
Thinkstock ()

Como você não terá o peru, o ideal é um prato principal bacana que possa encher os olhos dos convidados. Abóboras recheadas são uma excelente opção. Você pode escolher as de formato alongado que são super bonitas ou ainda aquelas pequeninhas, versões mini da abóbora gigante do Halloween. Qualquer uma delas pode ser recheada e vai ficar uma delícia. 

Para começar, abra a abóbora e asse no forno até que a polpa fique macia. Retire a polpa, tempere com sal e pimenta, pincele o que ficou com azeite de oliva e deixe mais uns 3 minutos no forno em fogo baixo. Para o recheio você pode ficar bem livre. Dá para amassar um tofu mais firme e temperá-lo a seu gosto, deixando-o com uma consistência semelhante à ricota amassada. Coloque a mistura na abóbora, cubra com queijo (vegano ou não) e leve novamente ao forno. Colocar requeijão como cobertura também dá um resultado legal e há boas opções veganas no mercado. Em cima de tudo acrescente pão torrado bem picadinho. Pode parecer estranho mas vai ficar ótimo. Pegue o pão da sua preferência, tempere com sal, azeite e pimenta, torre no forno e depois corte em micro pedacinhos.

Thinkstock
Thinkstock ()

Outras opções de recheio também podem ser quinoa cozida e temperada ao seu gosto, amaranto ou cogumelos refogados. Se você não gosta de abóbora pode fazer pimentões coloridos recheados, também dão um ótimo resultado. Com os pimentões não é preciso levar antes ao forno, recheie-os ainda crus e depois leve tudo para assar até ficarem dourados.

Continua após a publicidade

Mais uma opção é fazer cogumelos portobello recheados. Esse tipo de cogumelo não é tão fácil de achar, mas o seu sabor pode recompensar a busca. Se não achar portobello, é possível usar shitake que também tem um formato bom para rechear. O processo da receita é igual ao do pimentão.
 
Acompanhamentos e saladas

Thinkstock
Thinkstock ()

Eu simplesmente amo cuscuz marroquino. Além de delicioso, ele é super fácil de preparar. Dá muito menos trabalho que arroz, por exemplo, e dá um ar mais sofisticado para sua ceia. Aqui tem uma receita simples de fazer. Para deixá-la vegana, é só trocar a manteiga por azeite de oliva.

Se você quiser uma opção mais sofisticada com passas e ervilha torta, aqui vai.

Continua após a publicidade

Mais uma ideia são brócolis gratinados com molho branco de couve-flor. A receita é simples. Corte uma couve-flor em pedaços e leve ao fogo com mais ou menos duas xícaras de leite vegetal (não use o adoçado). Tempere com sal, pimenta, alho, cebola e o que mais preferir. Deixe cozinhar até que a couve-flor esteja macia e bata no liquidificador até formar um creme. Numa assadeira, espalhe um brócolis cortado em pedaços, cubra com o creme da couve-flor e aquele pão torrado picadinho que mencionei acima. Jogue um pouco de azeite de oliva e ervas secas da sua preferência e leve ao forno até gratinar.

Uma salada de lentilhas é sempre uma ótima pedida. Além de saborosa é riquíssima em proteínas. Dá uma olhada na receita.
 

Thinkstock
Thinkstock ()

Batata. Quem não ama salada de batata? Se a sua família não abre mão da tradição, sem problemas. Basta usar uma maionese vegana industrial ou então fazer a sua própria. A receita é simples. Escolha um leite vegetal de sua preferência (soja funciona bem, mas cuide para não usar o industrializado comum que é adocicado), coloque no liquidificador uma quantidade que seja metade do que você precisa de maionese ao final – com o óleo tudo vai dobrar de tamanho -, acrescente sal, limão e um pedacinho de cenoura cozida para dar cor, comece a bater em velocidade alta e vá acrescentando o óleo aos pouquinhos até dar ponto (quando o liquidificador começar a fazer barulho de que vai travar é porque está pronto).

Se você não quiser usar maionese na salada de batata aqui tem uma opção diferente e de quebra você ainda leva uma ideia de farofa.

Continua após a publicidade

Além destas ideias, a clássica salada de folhas também pode acompanhar a mesa. Misture diversos tipos de alface com rúcula, adicione granola salgada e deixe à parte um molho de tahine ou de mostarda com mel para regar as folhas.

Para finalizar, cenouras assadas e caramelizadas. Descasque as cenouras e coloque numa assadeira. Numa frigideira, coloque azeite de oliva, açúcar mascavo, vinagre balsâmico, suco de uma laranja, um alho inteiro levemente amassado com a faca e tomilho. Depois de uns cinco minutos desta mistura no fogo, derrame-a sobre as cenouras e leve ao forno até ficarem macias. Retire o líquido e asse mais cinco minutos até ficarem douradas.
 
Sobremesa
 As ideias dos doces vêm do livro “50 doces veganos” da Katia Cardoso, distribuído pela editora Alaúde. O livro tem diversas receitas lindas e fáceis de fazer. Separei duas que, para mim, têm cara de Natal.

Thinkstock
Thinkstock ()

Rabanada de forno
Numa tigela, misture 1 xícara de leite vegetal com meia colher de sopa de linhaça dourada, 1 colher de sopa de amido de milho, 1/4 de xícara de açúcar demerara e um vidro de leite de coco. Cubra com um pano e reserve por 10 minutos. Pegue o pão que irá usar já cortado em fatias grossas e passe na mistura reservada antes, cuidando para não molhar demais os pães. Coloque numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido por oito minutos. Vire e asse o outro lado até ficar douradinho. Quando estiver pronto, polvilhe açúcar e canela sobre os pães.
 
Semifreddo de chocolate e nozes
Coloque 500g de chocolate meio amargo vegano e um vidro de leite de coco numa tigela. Leve ao micro-ondas por dois minutos e depois misture bem para dissolver. Junte 150g de melado de cana, 1 colher de sopa de essência de baunilha e uma xícara de nozes sem casca picadas. Misture bem e reserve. Numa panela, misture dois vidros de leite de coco e 3 colheres de sopa de amido de milho. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Quando estiver frio, misture cuidadosamente ao creme de chocolate feito antes. Coloque numa forma forrada com papel alumínio deixando sobras de papel para cobrir a forma. Leve ao congelador até ficar firme. Para servir desenforme e decore com nozes e a calda da sua preferência.
 
Feliz Natal para todo mundo!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.