Cinco receitas deliciosas e dicas para tirar o melhor da alcatra

Magro e nobre, este corte bovino é muito versátil e resulta em pratos maravilhosos

Se tem um corte bovino que cabe na maioria das ideias de receitas com carne, este corte é a alcatra. Por ser da parte traseira do boi, trata-se de uma carne muito macia. E nobre: a alcatra é uma carne de primeira.

“Todos os cortes traseiros são mais nobres que os dianteiros. Consequentemente, são um pouco mais caros também”, explica a especialista em carnes Tatiana Bassi, sócia-proprietária do Templo da Carne Marcos Bassi.

Ela conta que a alcatra é de um tom vermelho forte e não tem nervos nem rebarbas de gordura. “Como é uma carne magra, ela tende a ressecar. Por isso, nunca se deve cortá-la com menos de um dedo de espessura”, ensina. Se você for pedir para o açougueiro prepará-la em bifes, portanto, é bom prestar atenção nisso.

A peça de alcatra é média e, completa, não excede três quilos. Ao comprá-la no açougue ou no supermercado, o normal é que ela pese em torno de dois quilos.

Ao colocá-la no fogo sem o acompanhamento de um molho, é bom não demorar muito. “O ponto da alcatra deve ser de médio a mal passado, por causa da pouca gordura. Muito bem passada ela fica seca e com aquela impressão de carne dura”, ensina Tatiana.

Versátil, a alcatra fica bem em bife, em cubos, enrolada e como mais sua imaginação permitir. A seguir, cinco receitas maravilhosas para você dar os melhores usos a ela.

Almôndegas de alcatra ao molho de tomate fresco

 (Comitê Umami/Divulgação)

Nada de fritura: aqui, as tradicionais almôndegas são assadas no forno e depois de prontas recebem o acompanhamento de um molho de tomate caseiro. Aprenda a receita de almôndegas ao molho de tomate fresco.

Steak de alcatra do assador

 (Restaurante Figueira (Blumenau-SC)/Divulgação)

Dois belos bifes grossinhos de alcatra ganham a companhia das cebolas crispy neste prato. Não tem como dar errado! Confira e faça a receita de steak de alcatra do assador. Serve duas pessoas.

Alcatra em cubos

 (Matrix Editora/Divulgação)

Uma receita com jeitinho de comida da vovó e que agrada a todas as pessoas que comam carne. E o melhor: fica pronta MUITO rápido. Veja a receita de alcatra em cubos e faça na sua próxima refeição!

Alcatra grelhada ao molho de vinho tinto

 (Rocha Ribeiro (Shutterstock)/Divulgação)

Sofisticada e bem fácil de fazer, esta receita de alcatra grelhada ao molho de vinho tinto é ótima para ocasiões especiais, mas nada impede que seja feita em um dia comum também. Afinal, você merece um agrado sempre que possível.

Mini hambúrguer de alcatra

 (Margarina Puro Sabor/Divulgação)

Eis a prova máxima da versatilidade da alcatra: ela pode ser preparada como hambúrguer sem nem precisar estar moída. Aprenda nesta receita de mini hambúrguer de alcatra como fazer esta comida rápida, que tem o acompanhamento de um creme bem temperado de gemas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s