10 receitas fresquinhas para celebrar o início da primavera

Peixes, bebidas e saladas variadas: a temperatura sobe e os pratos e copos ficam mais fresquinhos com a primavera

A primavera começa na próxima sexta-feira (22) e traz com ela mais flores, pássaros, calor e a vontade de ter pratos fresquinhos à mesa e bebidas geladinhas nos copos. Saladas de todos os tipos são muito bem-vindas – desde as mais levinhas, ricas em folhas, até as mais nutritivas, com o complemento de macarrão –, assim como peixes caprichados e bebidas refrescantes.

Selecionamos dez receitas que vão fazer seus dias primaveris ainda mais gostosos. Programe-se para fazê-las e bom apetite!

Salada mediterrânea de gorgonzola

 (Tirolez/Divulgação)

Sem essa de a salada de alface e rúcula ser sem graça! Nesta receita de salada mediterrânea de gorgonzola, o toque extra fica por conta do queijo (naturalmente) e também da combinação de nozes, mostarda, pera e figo.

Vegetais salteados

 (Hellmann's/Divulgação)

Unir cenoura, brócolis e abobrinha em uma salada é garantia de sucesso. Esta receita de vegetais salteados traz os três e um toque gostosinho de um tempero bem simples. Para comer no dia a dia como prato principal ou como complemento de uma bela carne.

Filé de peixe com camarão

 (Hellmann's/Divulgação)

Depois de grelhado, um peixe simples como a pescada ganha muito na receita de filé de peixe com camarão: seu acompanhamento é um molho que combina o camarão com vinho branco e maionese. Uma delícia!

Salada de macarrão com molho de iogurte

 (Massas Isabela/Divulgação)

Macarrão não precisa ser comido sempre quente, com molhos que aquecem o corpo: ele pode ser preparado como uma salada fresquinha, com peito de peru, alcaparras e iogurte temperado (sim! é uma delícia!). Não deixe de conferir (e fazer) a receita de salada de macarrão com molho de iogurte.

Salada com manga

 (Hellmann's/Divulgação)

Pense em uma salada pá-pum, que fica pronta rapidinho e é uma delícia. Ela está aqui, nesta receita de salada com manga. É só juntar alface, kani-kama, cebola e, claro, manga para a magia acontecer. Ideal para aqueles dias mais quentes de primavera.

Salmão regado a morangos

 (Oba Hortifruti/Divulgação)

Quem curte a mistura de salgado com doce vai adorar esta receita de salmão regado a morangos. Os filés do peixe são bem temperados na véspera e o molho de morangos é um azedinho-doce, com limão e gengibre para dar um toque especial à fruta vermelha.

Salada nutritiva ao molho de pera

 (Massas Adria/Divulgação)

Mais uma vez, o macarrão sai dos pratos quentes para ser protagonista de uma salada. Na receita de salada nutritiva ao molho de pera, ele é acompanhado por queijo cottage, iogurte, peito de peru, tomate cereja, nozes, castanhas-do-pará e, como não poderia deixar de ser, pera. É nutritiva mesmo!

Salada caprese

 (Fortaleza/Divulgação)

A tradicional salada à base de macarrão, tomates secos, ricota e rúcula não poderia ficar de fora da nossa seleção de pratos primaveris! Nesta receita de salada caprese, ela é montada em camadas que se complementam de forma deliciosa.

Vitamina de morangos e beterraba

 (Kurotel - Centro Médico e Spa de Longevidade de Gramado/Divulgação)

Sentiu aquela sede típica dos dias quentes e, de quebra, está com um pouco de fome? Esta receita de vitamina de morangos e beterraba é uma ótima pedida para estes momentos. Além dos ingredientes principais, ela traz iogurte, farelo de aveia e nozes para que você se refresque e se alimente (de leve, porque ela não substitui uma refeição, claro) no mesmo copo.

Smoothie de morango

 (Laticínios Regina/Divulgação)

Fácil e rápido para fazer, uma delícia refrescante para tomar nos dias mais quentes. Esta receita de smoothie de morango é perfeita para as tardes de primavera em que o que você mais quer é uma bebida gostosa e geladinha. Se quiser, pode até decorar o copo como o da foto. Fica um charme!

A importância de Mercúrio no seu Mapa Astral – escute já!