Tudo o que você precisa saber para fazer tapioca em casa

Faz bem, é queridinha de musas fitness, mas deve ter algum truque para ficar ~perfeita~.

A especiaria originária do Norte e Nordeste do país caiu nas graças de musas fitness e virou ingrediente indispensável da dieta. Feita a partir da mandioca, a tapioca não tem glúten e suas calorias podem ser bem utilizadas no cardápio – e você pode escolher qual recheio quer usar para deixá-la mais ou menos light. Pode ser servida no café da manhã, almoço, lanche da tarde, pré-treino, jantar e até como sobremesa! Se você ainda tem dúvidas de como fazê-la em casa (desde a preparação da goma até jogar na frigideira), dê uma olhadinha no nosso guia que ajuda a entender tudo sobre esse superalimento:

Goma x farinha de tapioca

Thinkstock/Getty Images Thinkstock/Getty Images

A goma vem em pedaços grandes, como um bloco. Aí você precisa peneirá-la, usando uma peneira de tramas largas, para poder chegar à farinha. Ou então comprar a goma já peneirada e hidratada (famosa farinha) que vende nas feiras e supermercados.

Tapioca granulada x goma de mandioca hidratada

Alfredo Franco Alfredo Franco

Às vezes acontece de você encontrar no mercado a tal da “tapioca granulada”, mas ela é diferente da “farinha” que se usa para fazer a delícia amiguinha da dieta. Se, por um acaso, acabar comprando a granulada, aproveite para fazer um maravilhoso pudim de tapioca – e procure por goma de mandioca hidratada da próxima vez wink

Fécula de mandioca, polvilho doce e azedo?

Sheila Oliveira Sheila Oliveira

Se você é do tipo que gosta de fazer tudo do zero, então precisa entender quais são os ingredientes que se transformam em farinha para tapioca. A mistura é feita com polvilho doce, o azedo e um pouco de sal. Porém, saiba que a fécula de mandioca é o mesmo que polvilho doce, caso você se depare com esse nome na hora de comprar.

Como fazer em casa?

mdemulher mdemulher

Existem duas maneiras de preparar a sua própria goma:

1. Combinar em partes iguais o polvilho doce e o azedo e deixar de molho, de um dia para o outro. Depois é só escorrer o excesso e peneira-la.

2. A segunda forma é ir adicionando a água aos poucos – e não correr o risco de ficar “aguada” e precisar de mais farinha (que você provavelmente não tem, porque jogou tudo junto, de uma só vez). Aqui tem um passo a passo bem explicadinho e fofo.

A fatídica escolha da panela

Marcelo_minka / Thinkstock / Getty Images Marcelo_minka / Thinkstock / Getty Images

Frigideiras são as melhores escolhas, principalmente as antiaderentes, pois evitam que a farinha grude em algum lugar e não te permita tirá-la depois rs. Só prefira as que têm bordas mais altas e não são tão baixinhas, como as famosas panquequeiras – o trabalho é dobrado com esse modelo!

Como fazer o círculo perfeito

Alex Silva Alex Silva

Existem duas maneiras de fazer a tapioca: usando uma colher (sopa) ou então peneirando direto na frigideira. Com a colher, adicione de 3 a 5 colheres e vá espalhando, formando o círculo da panela. Se preferir fazer com a peneira, basta colocar as mesmas colheres e peneirar. “Um bom tamanho de tapioca feita em casa é com frigideira antiaderente de 20cm, com  3 colheres de sopa cheias”, explica Renata Fadel, da Tapiocando. Dica: use um jogo americano embaixo da panela (antes de levar ao fogo) para recolher o farelo que vai cair. E não tem como evitar a sujeira…

Chegando ao ponto certo

MdeMulher MdeMulher

Assim que ela começar a desgrudar as bordas da frigideira, vire rapidamente e desvire novamente, para em seguida rechear. O truque para que sua tapioca não fique dura feito pedra é não deixar cozinhar tanto tempo (nem queimar!). “Para deixar a tapioca mais bonita e uniforme, além de peneirar, é aconselhado virar a tapioca 2 vezes antes de rechear”, ensina Renata.

Fogo médio e pouco tempo

Luis Morais Luis Morais

Se você se considera uma pessoa com boas habilidades culinárias, ligue o fogo, coloque a panela e adicione a goma, preparando sua tapioca. Não aumente o fogo e não saia de perto do fogão, pois ela fica pronta rapidinho (coisa de 2 a 3 minutos). Ou então vai ficar queimada, dura e ressacada :/

PS: não, infelizmente não é possível fazer tapioca no micro-ondas.

A escolha dos recheios

Alex Silva Alex Silva

Com tantas variedades, opções, sabores, cores, texturas…como decidir qual será o recheio fabuloso da sua tapioca? Primeiramente é importante lembrar que ela só com manteiga também é bem boa. E se você fizer questão mesmo, a gente tem sugestões saudáveis e outras nem tanto. “Quando for utilizar recheios secos, deixe-os um tempinho a mais, para que sua tapioca fique crocante. Ou se a sua escolha permitir, aqueça separadamente os ingredientes antes de colocar na tapioca. Experimente com bananas cortadas e canela. Fica uma delícia!”, sugere Renata.

Como armazenar

Arquivo Boa Forma Arquivo Boa Forma

Quando você compra a goma já hidratada e peneirada na feira ou no supermercado, por exemplo, eles indicam deixar fora da geladeira até abrir. No entanto, levá-la direto ao refrigerador não é nenhum problema também. Ela tem validade de 4 a 5 dias – depois vai ficar com um cheiro estranho e a água começa a se desprender da farinha (e volta a ser goma e água). Se preferir, ainda dá para congelá-la. E dura 1 mês 🙂

Congele para comer depois

Arquivo Boa Forma Arquivo Boa Forma

Sim, amig@s, dá para deixar a tapioca pronta congelada e comer quando você quiser! Claro que como todos os alimentos no mundo ela é mais gostosa fresquinha, porém, fica ótima para levar de lanche para o trabalho, por exemplo. É só descongelar e finalizar com 15 segundos no micro-ondas. Voilà!