Após foto sem sutiã, Dove Cameron é criticada porque ela tem… mamilos

Em vez de ficarem chocadas, as pessoas poderiam gastar o tempo delas tornando o mundo um lugar mais seguro para as mulheres, não?!

É fato: as mulheres mais jovens, conhecidas como millennials, há muito tempo deixaram de tratar o sutiã como item ~obrigatório~ no guarda-roupa. Usa quem quer (ou precisa) e vale a regrinha do conforto em primeiro lugar. Afinal, ninguém merece andar por aí toda apertada, toda dolorida ou apenas fazer uso por convenções sociais…

Selena Gomez foi uma das primeiras celebridades a entrar nesse “movimento” das “sem sutiã”, seguida por Rihanna, Kendall Jenner, Bruna Marquezine e, recentemente, por Dove Cameron, de 23 anos, estrela do sucesso da Disney “Descendentes”. No Instagram, a atriz publicou uma selfie na qual aparece com um top branco e sem o bendito sutiã.

Na legenda da foto, talvez já imaginando toda a discussão que ia se seguir nos comentários, ela transcreveu trechos da bíblia feminista “Singing Woman: Voices of the Sacred” (algo como “Mulheres Cantando: Vozes do Sagrado”, em tradução livre), da autora Elizabeth Eiler:

“Mulheres TÊM uma história que foi sistematicamente suprimida. Nossa espiritualidade coletiva foi desmembrada para se encaixar nas  necessidades dos homens e daqueles no poder. Isso teve um profundo efeito na autoestima das garotas e nas mulheres que elas se tornam. Essa influência pode ser percebida nas escolhas de vida delas, parceiros e segurança financeira para o resto da vida delas. Isso também afeta em como os futuros parceiros enxergam elas – e como tratam elas. Nossas garotas merecem mais. A hora de apresentar o feminismo e uma espiritualidade voltada para a mulher para TODAS as crianças é agora”.

Aparentemente, muitas pessoas ainda não sabem que mulheres têm mamilos, não foi um conceito apresentado para essa galera. Então, rolaram muitos comentários do tipo:

  • Você já ouviu falar de sutiã?
  • Pare! Acabei de te dar unfollow por causa do tato de lixo que você publica.
  • Você não deveria trabalhar na Disney porque não está usando sutiã! Disney é sobre sonhos e inspiração. Seu trabalho é espalhar alegria, querida.
  • Na minha opinião, mulheres deveriam usar sutiãs.
  • Minha filha de 8 anos ama você e eu adoraria que ela pudesse seguir você, mas com esses seus posts… Ela não precisa desse tipo de empoderamento…

Em primeiro lugar, a idade mínima para se estar no Instagram é de 13 anos, então, talvez não seja o melhor lugar para uma garota de 8, de qualquer forma. Além disso, adivinhem, mulheres TÊM, sim, mamilos!

Durante anos, a sociedade “ensinou” que uma atitude tão corriqueira quanto não usar sutiã seria algo escandaloso e motivo de vergonha – quando deveria ser apenas uma opção.

Obviamente, o mundo não é um lugar seguro para as mulheres e muitas delas fazem uso do sutiã por medo de críticas ou temerosas pela integridade física. Isso está errado.

E um conselho para quem perde o tempo tentando envergonhar alguém por estar sem sutiã? Essa energia toda deveria ser gasta em tornar o mundo um lugar mais seguro para as mulheres. Por isso a importância das palavras da Dove na legenda do Instagram…

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆