Aprenda a fazer um cachecol de franjas

Proteja-se do frio com um charmoso cachecol de franjas


Material

· 1 novelo da Trenza Collection Sensações cor 0030 (Aslan Trends)
· 1 novelo do fio Sensação cor 0030 para usar nas costuras e franjas (Aslan Trends)
· Agulha para costura nº 13
· Fita métrica
· Tesoura
· Agulha de crochê nº 5 para auxíliar na colocação das franjas


Execução

Arrematando a Trenza
Corte a Trenza no sentido da largura (fig.1). Limpe o excesso de fios soltos entre os pontos (fig.2). Puxe o fio que dá continuidade à trama por aproximadamente 10 cm (fig.2). Coloque-o numa agulha de costura e passe-o por dentro de todos os pontos soltos da circunferência da Trenza (fig.3 ). Dê um nó e introduza o fio por dentro da tira e saia um pouco mais abaixo. Corte o fio bem rente (fig. 4). O mesmo procedimento deve ser seguido para fazer o arremate no final de uma tira.

Resumo cachecol
Três tiras da Trenza unidas e mais um trançado de cada lado formaram este cachecol. A união das tiras e tranças foi feita com agulha Tapestry e o fio Sensação. Após o arremate todas as tiras ficaram com 2 metros de comprimento. O cachecol ficou com 15 cm de largura.

Franja
Cada franja foi feita com 6 pedaços de 32 cm do fio Sensação dobrados ao meio e colocados em cada extremidade das tiras da Trenza com o auxílio de uma agulha de crochê (são 9 em cada ponta). Ficou com 15 cm de comprimento após colocação.


Passo a passo
 

Cachecol com franjas

Primeira parte – unindo as tiras centrais:

Corte uma tira da Trenza com 2 metros de comprimento. Faça o arremate e o acabamento nas duas pontas (corte uns 2,5 cm a mais em cada ponta considerando a parte que vai desmanchar para o acabamento) – figuras 1 a 4.

Arremate o inicio de uma segunda tira mas não corte o final deixando para cortar e arrematar após unir com todos os pontos da primeira tira. Costure pegando um ponto meia da primeira tira e outro da segunda tira e assim sucessivamente até terminarem todos os pontos da primeira tira. Então corte e arremate o final da segunda tira. Da mesma forma faça a terceira tira – figuras 5 a 7.

Gráfico 2

Segunda parte – trançando nas laterais:

Corte 3 tiras com 2,80 m de comprimento cada uma. Arremate as 3 pontas iniciais e una as três tiras no sentido da largura. Vá trançando – de forma não muito apertada – ao mesmo tempo vá unindo com uma das laterais da primeira parte do cachecol. Após unir a trança com todos os pontos da primeira parte faça o arremate acertando as pontas e prendendo-as entre si – figuras 8 a 16.


Dicas

· Sempre corte o fio com alguns cm a mais do que o pedido na receita, deixando para corrigir no final.

· Dê preferência e corte as 2 extremidades apenas da primeira tira do trabalho. As demais a serem unidas corte e arremate no final da união, evitando assim sobras ou que o trabalho fique mais curto do que a receita pede.

· No caso da trança, cada metro da tira da Trenza resultará em aproximadamente 70 cm da trama trançada, variando conforme a tensão do trançado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s