Casamento e alta-costura da Chanel para todos – até lésbicas

O que a legalização do casamento gay tem a ver com a moda? Em desfile de alta-costura da Chanel, Karl Lagerfeld apoia casamento gay na França com casal de noivas lésbicas

Siga o mdemulher no Instagram

O que a legalização do casamento gay tem a ver com a moda?
Foto: Reprodução WWD

 

A legalização do casamento gay está na boca de todos nas últimas semanas na França. E o que isso tem a ver com a moda?

Depois de centenas de milhares de franceses terem saído às ruas para dizer “não” ao projeto de lei do governo socialista de François Hollande de “Mariage pour Tous” (casamento para todos) no início de janeiro, duas manifestações de apoio importantes vieram do mundo da moda para discutir política.

Casamento e alta-costura da Chanel para todos - até lésbicas

“Casamento para todas!”, grita a capa da edição de fevereiro de 2013 da ELLE francesa
Foto: Reprodução


A primeira demonstração de apoio ao casamento gay veio da Elle francesa. Valérie Toranian, diretora da publicação, decidiu colocar duas noivas na capa da edição de fevereiro, com a chamada “Casamento para Todas”. Na carta que abre a revista, a editora comenta a decisão política. “‘Este é o sentido lógico da história da nossa sociedade, que se baseia nos fundamentos atuais de liberdade individual e igualdade de todos perante a lei'”, escreve. “Devemos isso às crianças do futuro”.
 

Casamento e alta-costura da Chanel para todos - até lésbicas

Um casal de noivas encerra o desfile de alta costura da Chanel
Foto: Reprodução WWD

 

A segunda manifestação de apoio à união homossexual veio nesta manhã do dia 22 de janeiro no desfile de Alta Costura da Chanel. Karl Lagerfeld decidiu encerrar o show não apenas com uma noiva (como manda a tradição dos desfiles de alta-costura), mas sim com um casal de noivas — de mãos dadas e tudo, para que não houvesse dúvidas quanto à posição do estilista.

Ambas demonstrações reforçam a esperança de que, apesar da movimentação social contrária, a reforma aconteça ainda este ano. Estamos torcendo.