Como comprar peças-tendência sem dor na consciência

Na contramão do consumismo, marcas brasileiras (e locais) apostam em modelos feitos à mão e sob demanda.

Estima-se que o desperdício têxtil do Brasil seja de 170 mil toneladas de retalhos todo ano, sendo São Paulo a principal responsável pelo despejo em lixões de 30% dessa produção – isso sem falar nos impactos ambientais e sociais da produção em larga escala da indústria têxtil. Na contramão do consumismo tão louvado dos dias de hoje, iniciativas como produções zero waste (do inglês “zero desperdício”) e marcas que abraçam o consumo consciente trazem não só peças incríveis, mas que tem significados maiores no nosso armário.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Desde pequenos ateliês com criações únicas e em pequenas quantidades até marcas de cosméticos veganas, o mercado do slow fashion pede menos pressa na hora de escolher o que você vai vestir. “As pessoas que buscam itens diferentes, pois querem consumir de maneira mais consciente e apoiar o comércio local”, explica Sofia Fromer, uma das fundadoras da loja Da Gema. Ela e sua irmã gêmea Luisa criaram a marca para desenvolver peças divertidas, com estampas próprias e muita personalização. “A ideia era fazer algo legal e que tivesse um preço justo também. Por isso tentamos achar um lugar que tenha um custo baixo na matéria-prima, que tenha qualidade. E a produção é toda feita na nossa casa, que é nosso ateliê”, conta.

Além da tendência minimalista e mais básica do normcore – que veio para ficar! -, a busca por pequenos negócios que valorizem a produção local e a criação de peças com viés sustentável conquista muitos fãs por aí. A diferença? Cada peça tem um jeito único de ser e elas não são criadas pensando em ter mais mil por aí. “Uma camiseta nunca sai 100% igual à outra, pois tudo é feito à mão. Cada peça é única, por mais que seja a mesma estampa. A produção também é feita de acordo com a demanda – o que pode ser difícil quando a demanda é muito alta e precisa ser entregue muito rápida.”

Para Barbara Mattivy, sócia da Insecta Shoes, a sustentabilidade é a missão da marca, levando educação sobre o consumo consciente para as pessoas que adquirem os produtos. “A nossa missão como marca é plantar uma semente em todo mundo que tem contato com a marca.​ O consumo – que nunca vai deixar de existir – pode ser melhor, consciente, que é um dos pilares da sustentabilidade”, afirma. O processo de criação dos belíssimos sapatos da marca inclui garimpo em brechós, reciclagem e muito trabalho manual.  “Vamos aos brechós e garimpamos as peças manualmente, uma por uma, para selecionar a roupa. Isso depende do tipo de tecido, da estampa e se ela é vegana; além do brechó trabalhamos com tecido ecológico, feito de garrafa PET reciclada. A gente fala bastante do termo ‘eco-sexy’, pois as pessoas têm um preconceito com algo ecologicamente correto, então, as peças precisam ter um apelo visual”.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

O fator que pesa bastante contra as lojas de fast fashion é a durabilidade do produto. Se não há qualidade naquilo que é produzido – sabe-se lá em quais condições de trabalho, inclusive – a peça se tornará lixo, contribuindo para as 170 mil toneladas anuais. Aliás, a maiorias das marcas listadas nesse documento, que inclui roupas, sapatos, acessórios e cosméticos, é feita por mulheres e para mulheres. E incentivam a moda genderless com peças unissex de fato. heart

Se você quiser fazer uma limpa à la Marie Kondo, algumas ONG’s recolhem retalhos e roupas descartadas para dar novo uso à elas (e também gerar emprego para muita gente):

Lista de lojas

787 Shirts

 Ada

A Fine Mess

Another Land

Basico

Bordado Studio

Bossa Social

Boutique São Paulo

Comas

Cotton Project

Cuplover

Cycleland

Ethus

Flaminga

Flávia Aranha

FYI – For Your Information

Gabriela Mazepa (Re-Roupa)

Gioconda Clothing

HauteXtreme

Helmet Clothing

HEVP

Iara Wisnik

Insecta Shoes (sapatos veganos)

Kimonaria

KING 55

Laundry

Lemon Basics

Lina Dellic

Luisa Meirelles

Maria Nuvem

Molett

Mora Clothing

My Basic

MYFOTS

Mustache S/A

Não Vivo Sem

View this post on Instagram

Vestido Básico // www.naovivosem.com #nvsbasico #vemquetem

A post shared by N V S (@naovivosemstore) on

Nicole Bustamante

Novo Louvre

Nuvem – Fernanda Furtado

Oh-Kay

Par.ka

Prosa

Raw Clothing Shop

Eta que a gente não ta se aguentando pra mostrar as coisas novas pra vocês. Nossa camiseta mosaic disponível amanhã no Jardim Secreto Fair #11CHEGA MAIX

Publicado por RAW Clothing em Sexta, 19 de fevereiro de 2016

Reptília

Retropy

Saint Matthias

Saloon 33

Santa Expedita

View this post on Instagram

❤️💥 www.santaexpedita.tanlup.com #comerciojusto #gentequefaz #compredopequeno Foto:@_danielequeiroz_ Make:@mlisboabeauty

A post shared by Santa expedita + Maria nuvem (@santaexpedita) on

Sound & Vision

Sri Clothing

Srta. Galante

Storvo

Tiê Moda Sustentável

Três

Treze Zero Três

View this post on Instagram

blusa Atalaia ● com as alcinhas trançadas, vem ver os detalhes no nosso site!  www.trezezerotres.com.br

A post shared by Treze Zero Três (@trezezerotres) on

Urban Flowers

Walkers&Sons

Wear Ever

Wild Style

Yes I Am Jeans

View this post on Instagram

Estamos de volta! _____ Ateliê @yesiamjeans Rua Fidalga 996 _____ Loja Online yesiamstore.com

A post shared by Yes I am Jeans (@yesiamjeans) on

Se você quiser saber mais sobre comércios locais próximos à sua casa que vendem produtos legais e incentivam o mercado, o site do Compre do Pequeno Negócio tem uma lista por geolocalização que te ajuda. Colabore divulgando as marcas e indicando outras nesse link.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s