Como fazer um colete trançado

O passo a passo para você confeccionar a peça em casa

Como fazer um colete trançado


Material

· 6 novelos do fio Pingouin Marte na cor 805 (granito)
· Agulhas para tricô número 10
· Agulha para crochê número 3
· Sobras de fio na cor marrom
· Couro marrom
· Dois botões de madeira tipo “chinês”
· Tamanho da peça: 40


Pontos empregados

Para a barra – 1ª careira: 1 meia, 1 tricô.
2ª carreira e seguintes: tricô acompanhando o ponto meia.
Ponto Meia – direito em meia, avesso em tricô.
Avesso do Ponto Meia – direito em tricô, avesso em m.
Ponto Fantasia 1. – seguir gráfico 1
Ponto Fantasia 2 – seguir o gráfico 2.
Correntinha (crochê)

Como fazer um colete trançado

Execução

Costas

Monte 70 pontos em tricô em barra 1/1 por 7 cm. Em seguida, trabalhe no conjunto dos pontos da seguinte maneira: 3 pontos em ponto meia, 3 pontos em avesso do ponto meia, 4 pontos em ponto fantasia 1, 3 pontos em avesso do ponto meia, 16 pontos em ponto fantasia 2, 4 pontos em avesso do ponto meia, 4 pontos em ponto fantasia 1, 4 pontos em avesso do ponto meia, 16 pontos em ponto fantasia 2, 3 pontos em avesso do ponto meia, 4 pontos em ponto fantasia 1, 3 pontos em avesso do ponto meia e 3 pontos em ponto meia.

Depois de 33 cm do início, forme as cavas e, ao mesmo tempo, forme a beirada de acabamento. Monte de uma só vez 4 pontos no início e no final da próxima carreira e, daí em diante, trabalhe sempre esses pontos em barra 1/1. Ao mesmo tempo, depois dos 4 pontos iniciais e 4 pontos finais, faça, a cada 2 careiras, 3 pontos juntos em meia (4 vezes) e 2 pontos juntos em meia (2 vezes.). Continue trabalhando até obter 55 cm do início.

Frente direita

Monte 39 pontos e tricô em barra 1/1 por 7 cm. Em seguida, trabalhe no conjunto dos pontos e, ao mesmo tempo, faça a beirada de abotoamento da seguinte maneira: 7 pontos em barra 1/1, 3 pontos em avesso do ponto meia, 16 pontos em ponto fantasia 2, 3 pontos em avesso do ponto meia, 4 pontos em ponto fantasia 1, 3 pontos em avesso do ponto meia e 3 pontos em ponto meia. Depois de 33 cm do início, forme a cava como nas costas e monte, no final da próxima carreira, os 4 pontos para a beirada de acabamento. Ao mesmo tempo, forme o decote diminuindo à direita, sempre depois dos 8 pontos da beirada, cada 2 carreiras 1 ponto (15 vezes.). A 55 cm do início, arremate os 11 pontos da esquerda e continue trabalhando em barra 1/1 sobre os 7 pontos da beirada por mais 7,5 cm. Arremate acompanhando o ponto.

Frente esquerda

Faça como a frente direita, invertendo as formações.


Montagem

Feche os ombros e una as duas extremidades da tira das partes da frente. Costure ao longo do decote das costas. Feche os lados. Corte 4 partes em couro seguindo as medidas indicadas no molde. Com o fio marrom, faça 4 cordões trabalhando em corrente – cada um medindo 15 cm. Na frente direita, prenda duas tiras, sendo a primeira a 15 cm da beirada inferior e a seguinte a 10 cm da primeira. Sobreponha as partes em couro e costure a volta toda da peça. Na frente esquerda, trabalhe da mesma maneira, mas introduzindo os botões de madeira nas tiras em crochê.

Como fazer um colete trançado