De olho no futuro: 4 interseções fashion entre as coleções de verão e inverno 2015

Alguns caminhos da moda de verão 2015, que estamos usando agora, terão continuidade no inverno. Fique de olho neles para investir em peças que terão vida longa em seus looks por mais duas temporadas.

No momento, só conseguimos pensar nos looks que vamos usar no verão. Mas, enquanto isso, estilistas brasileiros apresentam a temporada seguinte. Antes de começar a sentir calor só de olhar para as fotos dos desfiles que estão rolando agora, lembre-se de eleger as propostas de inverno de que mais gosta. É que muitas delas podem ser bem coordenadas com itens do verão que você já tem no armário ou que estão presentes em peças já disponíveis nas lojas. 

Preparada para começar a criar uma estratégia fashion, satisfazendo seu desejo pelo novo com coerência? Vamos, então, por partes. Como contamos anteriormente, as coleções nacionais de verão 2015 estão repletas de elementos gipsy e esportivos. Isso sem falar nos jeans clarinhos e nas roupas brancas (a ideia de investir em looks total white de fato pegou). Na sequência, vimos, nas passarelas do verão 2015 internacional, apresentado em setembro em Nova York, Londres, Milão e Paris, que muitas dessas ideias (como é o caso dos tênis dos e dos looks brancos, só para citar alguns) continuam na mira dos estilistas rumo ao ano que vem. Ou seja, eles terão vida longa na moda (por pelo menos mais um ano e meio) e, por isso, vale refletir antes de comprar uma peça que contenha essas informações – a ideia é optar por itens com qualidade para durar por todo esse período e que possam render muitos looks.  

De olho no futuro: 4 interseções fashion entre as coleções de verão e inverno 2015

Looks dos desfiles de Rogerio Lima e B Boucle (primeira e terceira fotos) e do desfile de abertura do Minas Trend inverno 2015. 
Foto: Agência Fotosite.

Nesta segunda-feira (06.10), em Belo Horizonte, foi dada a largada para os desfiles de inverno 2015 em território nacional. E, na apresentação que celebra o início da temporada, vimos uma profusão de looks p&b, editados por Paulo Martinez, um dos mais competentes stylists do país. Segundo Paulo, a moda nunca viveu um momento tão democrático. “Não existe apenas um caminho a se seguir, há opções de consumo para todas as mulheres”, afirma. “A melhor tendência da temporada é o seu espelho“, completa. Independentemente de toda essa variedade, o stylist revela: “O conforto está entre as principais pedidas da moda, assim como o aperfeiçoamento das roupas. Mas trata-se de um conforto com feminilidade”. 

Não, ainda não conferimos todos os desfiles do line-up do Minas Trend. E queremos, claro, ver as propostas que irão surgir em outros dois eventos que estão por vir: o ELLE Fashion Preview e o SPFW. Mas enquanto isso, principalmente porque esta época de troca de estações (as temperaturas têm oscilado bastante, pelo menos na região Sudeste do país), incluir elementos tanto do verão internacional quanto do inverno nacional nos looks pode suprir nosso desejo pelo novo e atualizar o visual.

1.Texturas

Linho, couro, renda, laise, franjas e bordado inglês estão entre as apostas da vez. O linho ganha forma em peças mil. Laise e renda são frescos e ideais para encarar os dias mais quentes no Brasil e, no inverno, fazem bonito combinados a peças de couro. As franjas que tanto temos visto nas coleções há pelo menos duas temporadas, seguem firme rumo a 2015, principalmente nos acessórios.

De olho no futuro: 4 interseções fashion entre as coleções de verão e inverno 2015

Detalhes do desfile de Patricia Motta e do desfile de abertura do Minas Trend inverno 2015.
Foto: Agência Fotosite. 

2. Camisa branca

Ela é um clássico do closet masculino que já conquistou lugar cativo em nossos looks. E, além de sempre render visuais de trabalho superchiques, ganha passe livre nas noites de festa (até mesmo por baixo de vestidos) e em produções casuais. No inverno, a melhor pedida é abusar criando sobreposições inusitadas. 

De olho no futuro: 4 interseções fashion entre as coleções de verão e inverno 2015

Looks do desfile de Patrica Motta no Minas Trend inverno 2015.
Foto: Agência Fotosite. 

3. Pés no chão

As sandálias do tipo birkenstock estão mesmo de volta à moda e podem ser encontradas nas principais lojas de sapatos. Quem não gosta da ideia, mas quer entrar nessa zona de conforto fashion, vai curtir também outras opções rasteiras. Isso, é claro, sem falar nos tênis. Os estilistas querem nos ver definitivamente sem salto – Patricia Motta nos contou que levou modelos descalças para a passarela com o intuito de transmitir a mensagem de que devemos, sim, buscar pela sofisticação, mas desde que com os pés firmes, no chão. 

De olho no futuro: 4 interseções fashion entre as coleções de verão e inverno 2015

Sandálias do desfile de abertura e modelo descalça no desfile de Patricia Motta no Minas Trend inverno 2015.
Foto: Agência Fotosite. 

4. Estampas

Prints p&b nunca saem de moda. São chiques. Melhor: podem ser facilmente combinadas com outras cores e estampas. A dica é procurar por uma que te agrade e começar a se divertir com as inúmeras possibilidades que ela irá te proporcionar. Vale lembrar que o xadrez vichy despontou nas passarelas de Nova York e tem tudo a ver com linho, laise, rasteiras etc e tal.

De olho no futuro: 4 interseções fashion entre as coleções de verão e inverno 2015

Looks do desfile de abertura do Minas Trend inverno 2015.
Foto: Agência Fotosite.